Quatro fotógrafos captam conflito eleitoral em "Repórteres de Guerra"

Filme narra difícil trajetória desses intrépidos profissionais envolvidos na cobertura da guerra civil na África do Sul durante o pleito pós-apartheid, em 1994




Da esquerda para a direita: Ken Oosterbroek, João Silva, Kevin Carter e Greg Marinovich, em cartaz de divulgação do filme, cujo título original é The Bang Bang Club
Foto: Divulgação

Fielmente inspirado em uma história real, o cativante filme Repórteres de Guerra (The Bang Bang Club, Canadá/África do Sul, 2010), dirigido por Steven Silver – que também assinou o roteiro – reproduz a árdua, porém intrépida, missão de quatro jovens fotojornalistas ao participarem da cobertura das primeiras eleições presidenciais sul-africanas após o colapso do apartheid.

Era abril de 1994, e o país testemunhou uma guerra civil entre as duas etnias predominantes, que representaram suas respectivas agremiações partidárias em disputa naquele pleito. Tratam-se dos zulus, membros do Partido da Liberdade Inkata – aliado do cruel regime segregacionista vigente por décadas –, e dos xhosas, vinculados ao Congresso Nacional Africano (CNA), cujo líder era Nelson Mandela (1918-2013).

Diante desse contexto decisivo, que culminou com a consagradora vitória de Mandela nas urnas, o jornal The Star escalou os talentosos fotógrafos Greg Marinovich (Ryan Philippe), Ken Oosterbroek (Frank Rautenback), Kevin Carter (Taylor Kitsch) e João Silva (Neels van Jaarsveld) com o intuito crucial de registrar as cenas mais importantes do conflito. Eles se agregaram em torno de um grupo denominado “Clube do Bang Bang”, daí o título original.

No dia seguinte à guerra civil, as imagens captadas pelas lentes desses jovens, dedicados, competentes e corajosos repórteres fotográficos percorreram o mundo para serem publicadas nos principais periódicos, com ênfase em suas primeiras páginas. Um desses registros, atribuído a Greg Marinovich, foi contemplado com o prêmio Pulitzer, o Oscar do jornalismo mundial, e, aproveitando a ocasião, ele e seus colegas promoveram uma confraternização em um bar em clima de happy hour.

Comentários