Unijorge agora oferece curso de Cinema e Audiovisual

Novo curso de graduação presencial da instituição permite que aluno esteja apto a elaborar suas primeiras produções audiovisuais durante três anos e meio

Com informações da assessoria de imprensa da Unijorge

Curso terá 150 vagas anuais, distribuídas nos turnos matutino e noturno no campus Paralela
Divulgação – 05/07/2013

O Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) agora dispõe de um curso de graduação em uma das áreas profissionais tidas como mais promissoras do mercado nacional – Cinema e Audiovisual. Articulando disciplinas teóricas e atividades práticas, o novo curso oferecido pela instituição, enquadrado na categoria bacharelado, permitirá ao aluno a elaboração de suas primeiras produções audiovisuais durante o período de formação.

Com duração de três anos e meio, ou sete semestres, o curso de Cinema e Audiovisual, ministrado na modalidade presencial, terá 150 vagas anuais, a serem preenchidas no campus Paralela e distribuídas nos turnos matutino e noturno. Ao término do curso, o aluno alcançará o objetivo de capacitá-lo para a realização de produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos.

“Além da tradicional produção de longa-metragem, nossos alunos terão embasamento teórico e crítico, o que permitirá compreender e analisar o impacto do seu trabalho na sociedade, além de entender sobre o mercado e a política do Cinema e Audiovisual, captação de recursos, distribuição e exibição”, explicou uma das professoras do curso, a cineasta Ceci Alves.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unijorge, os alunos contemplados terão a oportunidade de aprender sobre teoria, prática, roteirização e crítica cinematográficas vocacionadas aos mais diversos tipos de mídias contemporâneas. Uma vez graduados, estarão aptos a produzir filmes e vídeos com conteúdo artístico, publicitário, documental, institucional ou jornalístico a serem veiculados no cinema, na televisão, na internet ou via circuito fechado.

Setor em expansão

“Este é um curso extremamente estratégico no mercado da Comunicação e das Artes, além de ser uma das carreiras que mais têm crescido no mercado brasileiro”, enfatizou Ceci, que também é jornalista.

Para se ter uma ideia desse crescimento, a Agência Nacional do Cinema e Audiovisual (Ancine) estima que, em 2014, o setor arrecadou R$ 24,5 bilhões para a economia do país, ao contrário de 2007, quando teve uma renda computada em R$ 8,7 bilhões. Trata-se de uma expansão de quase 9% ao ano, concomitante a um crescimento exponencial de produções para cinema, TV e outras mídias e, em consequência, da geração de emprego.

O profissional graduado pelo novo curso da Unijorge ainda terá expertise para participar de equipes especializadas em roteiro, direção, produção, fotografia, edição ou sonorização, além de estar envolvido no figurino, na cenografia e na iluminação.

Além disso, poderá trabalhar em emissoras de TV, atuando como chefe ou integrante da equipe de produção, organizar mostras inerentes ao segmento e gerir cineclubes. E mais: o futuro profissional da área poderá exercer a função como autônomo ou contratado de produtoras, tanto na captação de recursos para a produção quanto no gerenciamento de distribuição e exibição da obra.

Além de produzir longas-metragens, alunos terão embasamento teórico e crítico, diz Ceci Alves
Hugo Gonçalves – 04/11/2012

Excelência

Primando por seu alto nível de excelência acadêmica, o curso de Cinema e Audiovisual, coordenado pela professora Patrícia Barros Moraes – também responsável pelos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) –, será ministrado por um corpo docente altamente qualificado, composto por mais de 70% de mestres e doutores atuantes no mercado.

Seus graduandos terão à disposição uma infraestrutura de qualidade que inclui modernos laboratórios gerais e específicos – TV, áudio, edição, fotografia, entre outros –, acesso a softwares aplicados em empresas do ramo audiovisual, aproximando a teoria da prática do mercado visando facilitar a oferta de estágios e empregos, e uma biblioteca totalmente informatizada com amplo acervo bibliográfico sobre os mais variados temas de interesse, além de acesso a importantes bases de dados eletrônicas.

Também serão oferecidas aos alunos as chances de participar de seminários de Práticas de Comunicação em parceria com empresas do setor, trazendo-lhes as novidades da Comunicação Organizacional, e de atividades práticas nos núcleos vinculados ao curso – Galáxia Agência Experimental de Comunicação Integrada, Núcleo de Práticas Comunicacionais (Nuprac) e RADIOJA.

Por fim, os graduandos terão a possibilidade de estagiar nos Núcleos de Práticas dos cursos de Comunicação Social, propiciar um diálogo com esses cursos e participar de iniciativas que se tornaram diferenciais da Unijorge. Entre elas estão o Programa de Iniciação Científica, o Intercâmbio Acadêmico, o Programa de Responsabilidade Social, o Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação (Interculte) e a Mostra de Projetos.

Para mais informações referentes ao novo curso de Cinema e Audiovisual da instituição, incluindo sua grade curricular, acesse a página: www.unijorge.edu.br/cursos/graduacao-presencial/cinema-e-audiovisual.html.

Comentários