Como as ideias de cada artista são expressas em seus próprios carros


Graças a suas diferentes personalidades, muitos artistas se sentem livres para alterar seus respectivos veículos, refletindo suas ideias individuais. Acima, um Mercedes Pens sendo exibido na edição de 2009 do Art Car Festival em San Francisco, na Califórnia. Trata-se de um Mercedes-Benz 100SD 1981 artisticamente modificado por Pen Guy, pseudônimo de Costas Schuler, artista estadunidense nascido na Grécia, cujo exterior é decorado com centenas de canetas recicladas
The Brocken Inglory – 2009

Em um mundo onde a liberdade de expressão é um elemento essencial nas vidas de cada um, artistas podem expressar suas próprias características através da modificação de veículos antigos e até mesmo novos – os chamados carros artísticos (em inglês, art cars). Além de automóveis de passeio, vans, ônibus, caminhões e caminhonetes, geralmente usados, podem sofrer transformações consideráveis que refletem as preferências pessoais dos artistas. Vários veículos usados, mesmo sendo novos, precisam ser alterados não apenas em seu exterior, mas também dentro deles, de modo que fiquem mais atraentes.

Para elaborar carros artísticos, o exterior é muitas vezes alterado radicalmente, sendo decorado, pintado, ou mesmo esculpido na forma de um animal ou um monstro, por exemplo. Entretanto, artistas geralmente configuram o interior de seus carros mudando alguns itens, como bancos traseiros e dianteiros, e decorando os painéis, além da instalação de novos equipamentos e/ou motores.

Muitos artistas, graças a suas diferentes personalidades, valem-se da sua liberdade para modificar seus respectivos veículos e expressar suas próprias ideias nessas maravilhas da paisagem urbana. Por exemplo, pessoas podem transformar um Fusca em qualquer inseto, como uma barata, um besouro ou uma mosca; e podem mudar o aspecto de uma van como uma Mercedes-Benz Sprinter, fazendo dela um cavalo ou um camelo. Além disso, artistas que trabalham em seus art cars podem ainda expressar publicamente seus pensamentos, virtudes e valores individuais.

Uma das ideias positivas disseminadas com frequência nos carros artísticos é a liberdade de viajar de um lugar para outro temporariamente, o que leva a experienciar uma vida nômade. Outra característica comum, facilmente encontrada em carros femininos artisticamente modificados, é a vaidade, devido ao fato de as mulheres serem tão orgulhosas de sua própria beleza, amor, inteligência, felicidade e outras boas qualidades que provavelmente as tornam mais vaidosas que os homens.

Enquanto algumas pessoas acham que os carros artísticos apresentam uma aparência estranha, aqueles que os apreciam pensam que eles são bonitos e muito atrativos para ruas e avenidas. Existem diferentes modelos de veículos dessa natureza que podem soar excêntricos, como certas espécies de animais e objetos. Todavia, pessoas que admiram os carros artísticos creem que essas criaturas ambulantes são magníficas obras de arte transitando por cidades em todo o mundo.

P. S.: Este artigo é uma tradução feita por este jornalista do original em inglês, How each artist's ideas are expressed in their own cars, também redigido pelo próprio.

Comentários