Pola Ribeiro assumirá Secretaria do Audiovisual

Com mais de 30 anos de experiência na área, cineasta baiano foi convidado pelo ministro Juca Ferreira para ocupar cargo em breve

Com informações do jornal A Tarde


Diretor, roteirista e produtor, Pola dirigiu o Irdeb entre 2007 e 2014
(Foto: João Alvarez/Agência A Tarde – 09/11/2009)

O cineasta baiano Pola Ribeiro, que possui mais de 30 anos de experiência no segmento audiovisual, acumulando 40 filmes, entre eles Jardim das folhas sagradas (2011), assumirá nos próximos dias a Secretaria do Audiovisual (SAV), vinculada ao Ministério da Cultura (Minc). Segundo ele, que ainda é roteirista e produtor, o convite foi formalizado pelo titular da pasta, Juca Ferreira.

Ex-diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), entre 2007 e 2014, Pola, 59, terá a missão de retomar as atividades da secretaria na área do audiovisual, trabalhando conjuntamente com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Além disso, ele será responsável por áreas ligadas à comunicação, televisão pública, festivais e produção de conteúdo.

Meu nome foi muito bem aceito pela Ancine e pela categoria. O ministro (Juca) tem conhecimento do assunto e acompanha de perto. A secretaria passou por alguns períodos de dificuldades e a Ancine foi suprindo a demanda. A expectativa é que a gente rearrume o que é área da Ancine e o que é da Secretaria”, ponderou, em entrevista ao jornal A Tarde.

De acordo com Pola Ribeiro, essa divisão de responsabilidades se fundamentará nas discussões de cultura e mercado, que não podem pertencer exclusivamente a uma das instituições. Portanto, ele afirma que sua gestão na SAV deve ter foco na cultura e manter o diálogo constante com a Ancine.

A gente consegue fazer esta dobradinha sem criar uma cisão”, disse Pola, escolhido nesta quarta-feira (4) para substituir João Batista da Silva, que ocupava interinamente a Secretaria do Audiovisual após a saída do cineasta Leopoldo Nunes, em outubro de 2013.

Projetos serão continuados

Ao assumir o novo cargo, o cineasta, que é irmão do ex-vereador de Salvador, ex-deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zezéu Ribeiro, pretende dar continuidade aos projetos da secretaria, sendo que vários deles tiveram início no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas até agora não foram concluídos.

Há ainda questões do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), no Rio de Janeiro, que atende todo o Brasil, além da Cinemateca (Brasileira), em São Paulo. Mas meu projeto inicial é ouvir os produtores e diretores para fechar este desenho”, explicou Pola, que aguarda a nomeação para conduzir a SAV.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestre em Gestão Pública pela Escola de Administração da mesma instituição, Pola Ribeiro também foi presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), consultor de cinema e vídeo da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), membro titular do Conselho Consultivo da SAV e professor universitário.

Comentários