Dieta balanceada, somada a exercícios físicos, mantém folião bem disposto

Nutricionista alerta que, se a pessoa se cuidar antes de o Carnaval começar, ainda dá tempo para se manter em dia, a fim de curtir a festa com mais energia e redução de peso


Com informações da Agência Brasil




Fracionar a alimentação garante saciedade aos foliões e auxilia no metabolismo
(Foto: Hugo Gonçalves)

Seguir uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente fazem com que o folião esteja melhor preparado para o Carnaval. Entretanto, a nutricionista Andréa Dario Farias, de Piracicaba, interior de São Paulo, afirma que as pessoas estão saindo do período de férias e de final de ano, quando deram uma pausa na academia e exageraram na alimentação.

Nos dias que precedem o início da festa de Momo, se o indivíduo cuidar do seu bem-estar, ainda dá tempo de sobra para manter seu corpo em dia para chegar ao circuito da folia com mais energia, disposição e redução de peso, aconselha Andréa, pós-doutora em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), à Agência Brasil.

Em primeiro lugar, ela sugere que as pessoas fracionem a alimentação, ou seja, consumam alimentos de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. Segundo a nutricionista, esse processo garante aos foliões saciedade para a refeição seguinte, comendo em menor quantidade, além de auxiliar no funcionamento adequado do metabolismo.

O objetivo da alimentação no período pré-carnavalesco, que deve ser balanceada, de acordo com Andréa, é “dar uma desintoxicada” de tudo que foi ingerido de errado durante as férias e as festas de final de ano, como alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, e “ter mais pique”.

É necessário que a dieta seja baseada em carnes magras, de preferência frango sem pele e peixe, alimentos cozidos no vapor e grelhados, evitando o consumo de frituras ou preparações com gordura em excesso. Frutas e legumes podem ser ingeridos em abundância, inclusive na forma de saladas e sucos, além de cereais integrais. Se a pessoa não tiver intolerância à lactose, pode utilizar laticínios com moderação, especialmente os desnatados.




Atividades físicas precisam ser intensificadas para as pessoas se prepararem melhor
(Foto: Divulgação)

Exercícios são essenciais

Associada a hábitos alimentares equilibrados, a realização de atividades físicas regulares desempenha papel primordial ao folião, a fim de adquirir-lhe um bom condicionamento físico, curtindo o Carnaval bem disposto. Para quem já aderiu aos exercícios, a nutricionista recomenda intensificá-los para se preparar melhor.

Se não é adepto (dos exercícios), passe a fazer com frequência, no mínimo três a quatro vezes por semana, caminhada ao ar livre, esteira, bicicleta, natação (por exemplo), para que possa, nesse período, promover um equilíbrio do metabolismo, melhorar a queima de calorias, caso precise enxugar medidas, e chegar ao Carnaval mais em forma”, completa Andréa Dario Farias.

Já para aqueles que não têm tempo suficiente para se alimentar adequadamente, ela ressaltou que existem no mercado alguns produtos que podem servir de apoio às refeições normais, principalmente à noite, como os shakes. Porém, as pessoas precisam ter bastante cuidado para não consumi-los por tempo prolongado.

Sempre um shake bem balanceado, nutritivo e que seja aprovado por empresas de confiança, que a gente sabe que fazem dentro das regras que o Ministério da Saúde estabelece”, adverte.

Entre as opções para limpar o organismo estão os sucos desintoxicantes
(Foto: Divulgação)

Mais hidratação

Os indivíduos também devem ingerir quantidades abundantes de líquidos para hidratar o corpo. Segundo a pós-doutora em Nutrição, os sucos desintoxicantes à base de frutas, vegetais e gengibre, o chá verde e a água de coco estão entre as opções para neutralizar as impurezas do organismo.

Além disso, essas bebidas possuem efeito termogênico, ou seja, aceleram a queima de calorias. “Nesse período, a gente acredita que dessa forma, a pessoa vai se preparar e chegar até o momento de curtir bem o Carnaval”, enfatiza Andréa.

Quando o Carnaval começar, a nutricionista recomenda modificar o cardápio, aumentando o potencial de hidratação para repor os líquidos perdidos. O consumo diário de água, sucos naturais e água de coco também deve ser intensificado.

Com relação às bebidas alcoólicas – cerveja, vinho, aguardente –, que não devem ser ingeridas quando tiverem estômago vazio, as pessoas necessitam muita cautela. “O álcool desidrata o corpo. Você pode tomá-lo, mas sempre alternando com muita água”, aconselha, destacando que a ingestão da substância em doses generosas pode sobrecarregar o fígado com excesso de toxinas.

Outra sugestão útil é que as pessoas não devem abusar de alimentos com altos teores de gorduras durante o Carnaval, além de tomar cuidado com refeições preparadas na rua, a fim de evitar intoxicações. Em substituição a esses tipos de comida, os foliões devem preferir alimentos ricos em carboidratos, como massas com molho vermelho, lanches leves à base de pães integrais, batata e tapioca, para obterem mais energia.

Consumir hortaliças e frutas, sob a forma de sucos, e não ficar em jejum. Fazer uma boa refeição à hora em que acordar no dia seguinte e, depois, a cada três ou quatro horas, comer alguma coisa para se manter nutrido”, assinala Andréa.

O que ingerir antes da folia

Evite: Alimentos ricos em gorduras, incluindo frituras, e alimentos preparados na rua

Modere: Bebidas alcoólicas, laticínios (para os não intolerantes à lactose) e shakes

Prefira: Alimentos cozidos no vapor e grelhados, carnes magras (frango sem pele, peixe), cereais integrais, frutas, legumes e verduras, lanches com pães integrais, batata e tapioca, massas com molho vermelho, sucos naturais (incluindo os desintoxicantes), água, chá verde e água de coco

Fonte: Andréa Dario Farias, pós-doutora em Nutrição pela USP

Comentários