Tia Eron promete dar atenção à Bahia no Congresso

Escolhida por mais de 116 mil eleitores, futura deputada federal, filiada ao PRB, pretende levar para Brasília a “mesma garra, seriedade e compromisso” que consagraram seu trabalho como vereadora em Salvador




Vou promover a educação e o social, abrindo portas para o desenvolvimento das famílias”, afirmou Tia Eron
(Foto: Juliana Schriefer/Varela Notícias – 22/04/2014)

Deputada federal recém-eleita pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) com 116.912 votos, o equivalente a 1,94%, a vereadora de Salvador Eronildes Vasconcelos Carvalho, popularmente conhecida como Tia Eron, se declara feliz em poder desenvolver, a partir do seu primeiro ano de mandato no Congresso Nacional, iniciativas que beneficiem todo o país, com prioridade para o estado da Bahia.

A parlamentar, que faz parte da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), pretende levar para Brasília “a mesma garra, seriedade e compromisso” que consagraram seu mandato legislativo na capital baiana. “Com meu trabalho na Câmara Federal, realizarei mudanças na vida do cidadão ao promover a educação e o social, abrindo portas para o desenvolvimento das famílias”, prometeu.

A vitória de Tia Eron nas urnas foi atribuída a um trabalho árduo, incessante e multiplicador. A congressista que assume o mandato em 1º de fevereiro de 2015 pretende fazer a diferença na capital federal, “porque minha fé em Deus é o ponto forte que me impulsiona e traz mais energia para o cotidiano das pessoas”.

Ela também ressaltou que, mesmo com o término das eleições, sua campanha continua e, de acordo com Eron, a atividade eleitoral se divide em dois momentos: no primeiro, saiu em busca dos votos, tanto na capital como no interior. Já o segundo momento consiste em voltar em todos os lugares visitados e agradecer a atenção recebida.

Eu não sei quantos políticos, eleitos ou não, com gratidão e com decência apertam a mão do povo para agradecer o voto. Eu sou assim, peço voto e agradeço e, dessa forma, as pessoas se assustam porque não estão acostumadas”, disse a deputada federal eleita, durante caminhada realizada na Boca do Rio, dias após a confirmação de sua vitória no pleito de 5 de outubro. E completou: “O trabalho não para, ele só está começando”.

Para ela, o fato de estabelecer uma dobradinha com o deputado estadual reeleito Sidelvan Nóbrega (PRB), de quem é amiga, se justifica pela afinidade partidária. “Ele (Sidelvan) vem de uma base oficial, do meu segmento evangélico, isso tinha que ser. Meu partido é um partido alinhado, afinado, onde tem disciplina. Eu não poderia fazer dobradinhas com outros tantos, se eu não fizesse com o deputado Sidelvan”, ponderou.

Entre as três baianas na Câmara

Única edil soteropolitana entre os 39 baianos mais bem votados para a Câmara dos Deputados, Tia Eron foi uma das responsáveis pela triplicação da representatividade feminina da Bahia na Casa para a próxima legislatura. Graças a esse aumento, ela irá se agregar à ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que também estreará em Brasília, e a Alice Portugal (PC do B), que renovou mais uma vez seu mandato no Congresso.

Na Câmara Municipal de Salvador, onde Tia Eron irá se despedir após uma sequência de quatro mandatos que exerce desde 2001, ela sempre privilegiou a busca por melhores condições de vida para o povo mais necessitado “porque conheço os anseios dessas pessoas que só precisam de atenção”.

Atual presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, a edil propôs vários projetos, entre eles o que solicitou ao governo da Bahia, em janeiro de 2013, o envio do projeto de lei à Assembleia Legislativa exigindo a implantação de cotas raciais nos concursos para o serviço público estadual.

Ela ainda foi autora de outro projeto de indicação, remetido ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no qual reivindicou que ele adotasse a mesma providência no Legislativo federal. Além disso, Eron é um dos sete membros da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pela colega Fabíola Mansur (PSB), que se prepara para migrar para a Assembleia.



Em função do crescimento de projeto assistencial da Igreja Universal, Tia Eron se elegeu vereadora pela primeira vez em 2000
(Foto: Divulgação)

Carreira política nasceu em ação social de igreja

Aos 42 anos, Tia Eron – apelido surgido quando atuava na Escola Bíblica Infantil (EBI), onde lecionava para filhos de membros da Igreja Universal –, teve seu itinerário político trilhado pelo trabalho comunitário voluntário desenvolvido no seio da denominação evangélica, ao ajudar crianças necessitadas da região da Avenida Vasco da Gama, onde a futura deputada morou durante anos (foi criada na comunidade da Vila América).

Com o passar do tempo, as atividades assistenciais, construídas na base do esforço e do sacrifício, se difundiram para o bairro de Saramandaia e para a comunidade da Polêmica, em Brotas. A expansão do projeto social motivou os bispos, dirigentes da Universal, a lançar Tia Eron no plano político arquitetado pela igreja, sendo eleita vereadora pela primeira vez no ano 2000, pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM).

Filiada ao PRB desde 2011, a parlamentar, solidária e obstinada, prossegue com seu trabalho voltado essencialmente para a população mais pobre de Salvador, além de prestar amparo às mulheres, às crianças e aos trabalhadores informais, sobretudo aos baleiros. Entre as suas bandeiras está o fomento a políticas vocacionadas à educação e à qualificação profissional de jovens e adultos carentes da cidade.

Tia Eron também se preocupa com o aspecto educacional, mantendo um projeto que assegura vagas nas redes pública e conveniada de ensino a todas as crianças cujas mães são vítimas de agressão doméstica. O objetivo da ação idealizada pela edil é promover oportunidades para as mulheres que precisam de escolas para deixarem seus respectivos filhos enquanto elas estiverem trabalhando.

Comentários