Professor Milton celebra aniversário na presença de amigos

Comemoração surpresa pelos 58 anos do pedagogo surdo aconteceu na praça de alimentação do Shopping Iguatemi, onde vários deficientes auditivos se reúnem todas as sextas-feiras


Em reunião comemorativa, Milton (o sétimo, da esquerda para a direita) recebeu dezenas de convidados
(Foto: Hugo Gonçalves)

Homenageado pelos amigos da comunidade surda, o professor Milton Bezerra Filho festejou seu aniversário de 58 anos com uma confraternização espontânea e gratificante na noite desta sexta-feira (21) – sua nova idade foi completada no dia anterior – na praça de alimentação Gal Costa, no primeiro piso do Shopping Center Iguatemi. O local do encontro foi escolhido por ser frequentado por um contingente expressivo de surdos todas as sextas-feiras, especificamente trabalhadores que se reúnem durante o happy hour, logo após encerrar o expediente.

Na ocasião, o aniversariante, que preside o Centro de Estudos Culturais e Linguísticos Surdos (Ceclis), recepcionou dezenas de convidados, entre eles o presidente do Centro de Surdos da Bahia (Cesba), Vivaldo Valverde, e o ex-presidente do órgão, Alberto Torres. Os dois mantêm amizades construídas há décadas com o primeiro pedagogo baiano portador de deficiência auditiva. Conforme Alberto, sua presença no ato comemorativo foi uma honra. “Já participamos de muitos movimentos políticos e de muitas lutas pela comunidade surda”, afirmou.

Milton argumentou que a reunião com os surdos foi uma surpresa, contudo estava entusiasmado porque muitos deles aglomerados na praça de alimentação do Iguatemi às sextas-feiras são seus amigos. O professor ainda retribuiu o carinho recebido pelos surdos que não só frequentam o espaço, mas também por aqueles que enviaram mensagens pelas redes sociais Facebook e WhatsApp. “Fiquei muito feliz de ver antigos amigos, como Gal, Neto, Alberto Torres, Monique, Ana Taís e Vivaldo”, alegrou-se, agradecido.







Alberto (à esquerda), amigo de longas datas do aniversariante, disse que presença foi honrada
(Foto: Hugo Gonçalves)

“Grande homem”

A dona de casa Maria do Amparo Silva teve sua amizade iniciada com uma das proeminentes lideranças surdas do estado há 21 anos, desde quando ela conheceu Alberto, seu atual marido, que já era amigo do aniversariante desde a infância. “Nós nos sentimos parte da família dele (de Milton) como ele também faz parte da nossa. Ele é um grande amigo, é um grande homem, merece ser prestigiado, ele merece toda a glória hoje (ontem), não só que é o aniversário dele, mas pela pessoa maravilhosa, a pessoa que ele é, esforçada”, disse.

Segundo Maria, Milton é motivo de orgulho e de superação. Ela descreveu o pedagogo como um homem que, embora apresente deficiência auditiva, transmite para vários indivíduos, deficientes ou não, a força da capacidade que algumas pessoas não possuem, caso dela própria. “Sendo dona de casa, não me esforço para estudar e não me jogo numa faculdade. Eu vou vivendo a minha vida assim. Eu gosto da minha vida, mas eu sinto que eu precisava também fazer uma faculdade e acompanhar a vida corrida lá fora”, contou.



Comentários