Monumento a Maria Quitéria traduz o heroísmo de uma nação livre

Situada na Praça da Soledade, na Lapinha, escultura é dedicada à corajosa heroína que se destacou nas batalhas pela Independência do Brasil em solo baiano, consolidada há 191 anos



De autoria do artista José P. Barreto, estátua da "Soldado Medeiros", erguida em 1953, encontra-se apoiada sobre um pedestal de 6,59 metros de altura

(Foto: Hugo Gonçalves)

É impossível dissociar as enérgicas batalhas por Salvador e pelo Recôncavo Baiano, decisivas no processo de emancipação política da nossa pátria, da figura de uma intrépida combatente que se vestiu de homem, num período em que as mulheres não exerciam plenos direitos, sendo portanto submissas ao patriarcalismo. Estamos nos referindo a Maria Quitéria de Jesus (1792-1853), natural de Feira de Santana e cognominada “Soldado Medeiros”, como era chamada ao liderar as tropas nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, consumada em 2 de julho de 1823.

Na Praça da Soledade, localizada no heroico bairro da Lapinha, aqui na capital, foi edificado um majestoso monumento dedicado a essa verdadeira, soberana, sublime, insigne e nobilíssima heroína nacional, frequentado tanto por nós, baianos, quanto por turistas. Concebida em bronze fundido pelo artista plástico José P. Barreto, a escultura que enaltece o espírito patriótico, inaugurada no ano de 1953, encontra-se fixada sobre um pedestal de altura total de 6,59 metros, posicionado numa base de dimensões de 4,9 metros por 4,06 metros.

Originalmente confeccionados em marmorite, o pedestal e a base do Monumento a Maria Quitéria, cuja porção artística - a estátua - traz a glória e a valentia da homenageada manifestada em sua indumentária militar, em sua espada e em suas armas, foram revestidos com placas de granito cinza durante a restauração do conjunto, em 2000. Finalmente, essa majestosa obra-prima se traduz em um dos patrimônios históricos da Cidade de Salvador, onde os sentimentos libertários verde-amarelos foram bravamente consolidados com o auxílio de uma autêntica guerreira.





Comentários