II Feira de Inclusão comemora dia da pessoa com deficiência

Ação governamental, que será realizada no Campo Grande no início de dezembro, estimula inserção sociocultural dos portadores de necessidades especiais na Bahia


Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e do Coede

Estado possui mais de 3 milhões e 500 mil pessoas com alguma deficiência
(Foto: Divulgação)

Em toda a extensão territorial do Brasil, existem 45,6 milhões de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva ou intelectual –, correspondendo a 23,9% da população do país, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já no estado da Bahia, o quantitativo de portadores de necessidades especiais alcança uma cifra superior a 3 milhões e 500 mil.

Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado oficialmente na próxima quarta-feira, 3 de dezembro, bem como estimular a inclusão social dessa categoria em âmbito baiano, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por intermédio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) e da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), promove a II Feira Baiana de Inclusão.

No evento, que será realizado na próxima sexta-feira (5), das 14 às 20 horas, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, Centro de Salvador, serão disponibilizados serviços e ações das secretarias estaduais, das entidades da sociedade civil e dos conselhos municipais, vocacionados para as pessoas portadoras de necessidades especiais. A feira também propicia a difusão cultural dos deficientes, com exposições de artesanato e fotografia e apresentações de grupos de dança, teatro, música, literatura e poesia.

Sua primeira edição ocorreu em 6 de dezembro do ano passado, também no Campo Grande. De acordo com o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Baroni, a Feira Baiana de Inclusão impulsiona a prestação de serviços para a população civil possuidora de alguma deficiência, bem como seus amigos e familiares, provenientes da capital e do interior do estado.

Data permite estimular compreensão

Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1998, o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente em 3 de dezembro, é uma data universal que tem como premissa estimular uma maior compreensão dos tópicos concernentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.

A efeméride também propõe enfatizar a consciência dos benefícios trazidos pela integração dos deficientes nas esferas política, social, econômica e cultural. Variável de acordo com o ano, o tema desse dia planetário se baseia no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, diretriz adotada pelo Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral da ONU em 3 de dezembro de 1982.

Serviço

Evento: II Feira Baiana de Inclusão

Data e horário: 5 de dezembro (sexta-feira), das 14 às 20 horas

Local: Praça Dois de Julho, Campo Grande – Salvador – BA

Realização: Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) e Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef)

Entrada franca






Comentários