Dilma anuncia Levy e Barbosa para equipe econômica de seu novo governo

Ex-secretário do Tesouro e ex-auxiliar de Guido Mantega irão assumir Fazenda e Planejamento; Tombini permanecerá na presidência do BC


Com informações da Agência Brasil




Joaquim Levy (à esquerda) e Nelson Barbosa (à direita) substituirão os atuais ocupantes Mantega e Miriam, respectivamente
(Fotos: Valter Campanato e José Cruz/Agência Brasil)

Para compor a equipe econômica do seu segundo mandato, a presidente reeleita da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou, nesta quinta-feira (27), dois novos ministros. O ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy será o próximo titular do Ministério da Fazenda, ao passo que o ex-secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa, assumirá o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Além da indicação dos futuros ocupantes da Fazenda e do Planejamento, Dilma também confirmou a permanência no cargo do atual presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Ele está à frente da instituição desde 2011, ano da posse da atual chefe do Executivo nacional.

Tidos como primeiros nomes indicados para a nova equipe ministerial da presidente, que será reconduzida ao Palácio do Planalto em 1° de janeiro de 2015, Levy e Barbosa foram indicados para substituir Guido Mantega e Miriam Belchior, respectivamente, que permanecem no comando das duas pastas até a formação da nova equipe pelos seus sucessores.

Dilma Rousseff agradeceu, em nota oficial, a dedicação de Mantega e Miriam como colaboradores em sua gestão na área da economia. “Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população”, afirmou, referindo-se ao atual ministro da Fazenda, no cargo desde 2006, sendo nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre Miriam Belchior, a presidente reeleita, ainda no mesmo comunicado, escreveu que a titular do Planejamento teve, em quatro anos, a missão de conduzir “com competência o andamento das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a gestão do Orçamento federal”.

Um pouco sobre cada ministro

O currículo de Joaquim Levy, que ocupou a Secretaria do Tesouro Nacional na gestão do então ministro da Fazenda, Antônio Palocci, entre 2003 e 2006, acumula experiências tanto no mercado financeiro nacional e internacional quanto no setor público. Desde 2010, Levy está no Bradesco, onde atuou como diretor-superintendente da Bradesco Asset Management, divisão de fundos de investimento do conglomerado financeiro.

Já Nelson Barbosa retorna à equipe econômica do governo federal. Sempre tendo Guido Mantega como seu superior hierárquico, Barbosa ocupou cargos no Ministério do Planejamento, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Ministério da Fazenda, onde foi secretário de Acompanhamento Econômico, entre 2007 e 2008, secretário de Política Econômica, entre 2008 e 2010, e secretário-executivo da pasta, já na era Dilma.

Comentários