Pedagoga explica importância da linguagem de sinais

Considerada a segunda língua adotada no Brasil, a Libras tem que ser difundida em todos os espaços devido ao grande número de surdos que possui no país, avalia Marli Brito Gomes
 
"Como eu defendo o português falado, o surdo também defende a língua dele, que é gesticulada", disse Marli (à esquerda, de boné azul), da Secretaria de Educação de Simões Filho
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Apesar de alguns surdos não terem noções de língua brasileira de sinais (Libras), é necessário que eles a conheçam melhor para adquirirem uma boa habilidade comunicativa. Logo, aprender a dominar de forma inclusiva a metodologia linguística embasada nas gesticulações manuais se equipara ao tradicional ato de ensinar as crianças a falar e a empregar corretamente o português, nosso idioma oficial.
 
É o que afirma a pedagoga e coordenadora de Libras da Secretaria de Educação de Simões Filho, Marli Brito Gomes. Na avaliação de Marli, já que a linguagem de sinais é considerada a segunda língua adotada nacionalmente, ela tem que ser difundida, aplicada e assinada obrigatoriamente em todos os espaços, sob a justificativa de o país apresentar um quantitativo máximo de pessoas portadoras de deficiência auditiva.
 
"Como eu defendo a minha língua, o português, falada, o surdo também defende a língua dele, que é gesticulada e visual", ponderou a educadora durante as comemorações pelos 50 anos do Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira, o mais antigo de Simões Filho, no último domingo (7), momentos antes do desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que seguiu trajeto pelas principais ruas e avenidas da cidade.
 
Na oportunidade do cortejo cívico, promovido pela prefeitura por intermédio da Secretaria de Educação, surdos, tradutores, alunos do curso e a comunidade local interessada em Libras se aglomeraram em um pequeno grupo. "Estamos nessa caminhada, para que os surdos tenham sua independência e tenham sua identidade e cultura reconhecidas", declarou Marli.
 
Surdos, tradutores, alunos e demais interessados em Libras participaram do desfile cívico do 7 de Setembro
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Cinco salas serão implantadas em 2015
 
A pedagoga estima que, no município, existem aproximadamente 500 pessoas portadoras de deficiência auditiva. "Temos quatro turmas de cursos de Libras aqui dentro de Simões Filho. E, a partir de 2015, o prefeito (Eduardo Alencar, do PSD) vai implantar na cidade cinco salas de alfabetização em Libras para todos os surdos, independentemente da graduação e da escolaridade", disse.
 
No Colégio Municipal Luiz Palmeira, o curso de Libras está sendo ministrado aos sábados, sob a coordenação dos professores Marcos de Moraes Santos e Bruno Pedra, que também fazem parte do corpo docente do projeto. Mais informações sobre essa iniciativa educacional da prefeitura simõesfilhense podem ser obtidas através do telefone (71) 8333-6792.

Comentários