Nova pesquisa Ibope/CNI mostra Dilma com 39%; Marina tem 31%

Levantamento revela que petista abriu oito pontos de vantagem sobre adversária socialista na sucessão presidencial
 
Com informações da Estadão Conteúdo
 
Dilma cresceu dois pontos percentuais, Marina diminuiu dois e Aécio permanece com a mesma pontuação, informa Ibope
(Fotos: Divulgação)
 
Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgada nesta sexta-feira (12), mostrou que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, ampliou uma vantagem de oito pontos percentuais à frente de Marina Silva (PSB), sua principal concorrente.
 
Segundo o levantamento, a atual mandatária nacional oscilou de 37% para 39% das intenções de voto, ao contrário de Marina, que teve um decréscimo de dois pontos, recuando de 33% para 31%; com esse resultado, ambas já saíram da situação de empate técnico registrada na sondagem anterior. Já o cenário do candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), permanece inalterado, mantendo os 15%.
 
O postulante do PSC, Pastor Everaldo, pontou 1%, mesmo índice alcançado na aferição divulgada na semana passada. Outros candidatos – Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU) e Mauro Iasi (PCB) – totalizam 1%, em comparação com os 2% anteriores. Votos brancos e nulos subiram de 7% para 8%, enquanto os indecisos acumulam 5%.
 
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são citados, Dilma aparece com 35% das intenções de voto, seguida de seus adversários Marina, que computou 23%, e Aécio, com 12% da preferência do eleitorado. Os outros concorrentes somam 1%, brancos e nulos, 11% e indecisos aparecem com 19%.

No primeiro cenário, Marina (à direita) encontra-se com 43%, contra 42% de Dilma (à esquerda)
(Fotos: Divulgação)
 
Empate técnico no segundo turno
 
O Ibope também fez duas simulações de segundo turno para cada cenário distinto. Na primeira situação hipotética, o instituto observou que a diferença entre Marina Silva e Dilma Rousseff diminuiu de 7 para 1 ponto percentual. A socialista, porém, venceria a atual ocupante do Planalto.
 
A pontuação da socialista caiu de 46%, registrados no levantamento anterior, para 43% das intenções de voto, tecnicamente empatada com a candidata do PT, que houve incremento de três pontos, subindo de 39% para 42%. Votos brancos e nulos oscilaram de 8% para 10%, e indecisos declinaram de 6% para 5%.
 
Na segunda simulação, na qual Aécio Neves substitui Marina, o quadro é amplamente favorável para Dilma. A presidente e postulante à reeleição agora tem 48%, aumentando um ponto a mais em relação ao último diagnóstico. Já o tucano oscilou de 34% para 33% da predileção dos eleitores. Brancos e nulos cresceram de 11% para 13%, enquanto os indecisos decresceram de 8% para 6%.
 
Avaliação do governo Dilma
 
Também foi divulgado, na pesquisa Ibope/CNI, um avanço significativo na avaliação do governo da presidente Dilma. 38% dos entrevistados consideram a atual administração federal ótima ou boa, ao contrário dos 36% da sondagem anterior. A avaliação regular oscilou de 37% para 33%, e aqueles que avaliaram o governo como ruim ou péssimo oscilaram de 26% para 28%.
 
Um universo estimado em 2.002 eleitores, distribuídos em 144 municípios brasileiros, foi entrevistado pelo Ibope entre os dias 5 e 8 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, dentro de um nível de confiança calculado em 95%. A pesquisa foi registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00593/2014.

Comentários