Novo plano de cargos altera salários de servidores municipais

Projeto que beneficiará funcionários da prefeitura de Salvador entrará em vigor após ser aprovado pelos vereadores nos próximos dias
 
Com informações dos jornais A Tarde e Correio*
 
Além de modificar remunerações, plano cria cargo de especialista em políticas públicas, entre outras deliberações
(Foto: Dhiancarlos Pacheco)
 
Agora é oficial: após seis meses de negociações envolvendo prefeitura e servidores, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) já está praticamente implementado, conforme garantiu o secretário municipal de Gestão, Alexandre Pauperio. A vigência da medida, que já está prevista no Plano Estratégico Salvador 2013-2016, dependerá da aprovação dos vereadores.
 
Segundo o jornal Correio*, o projeto, além de modificar as remunerações do funcionalismo, cria um novo cargo, o de especialista em políticas públicas, altera a nomenclatura de algumas funções e amplia as atribuições de determinadas posições. O cargo que possui maior pretensão salarial é o de especialista em políticas públicas (R$ 6.666,50), de acordo com a tabela de vencimento básico do plano.
 
Na opinião do coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Bruno Carianha, o Plano de Cargos está longe de ser ideal. Entretanto, o dirigente sindical considerou a medida um avanço significativo. “Conseguimos uma tabela razoável de salários”, explicou à jornalista Graciela Alvarez, da coluna Cartão de Ponto, publicada no periódico nesta quinta-feira (15).
 
Em entrevista ao jornal A Tarde, Pauperio salientou que as resistências ao PCCV se concentram nos funcionários da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). “No caso da Transalvador, a gente está falando de 700 pessoas em um universo de 35 mil pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas. É um grupo importante, mas é pequeno”, reiterou o secretário.
 
Vigência até a semana seguinte
 
O PCCV, que exclui os servidores das secretarias da Fazenda, Saúde e Educação – exceto aqueles que atuam na área administrativa nas duas últimas pastas – será submetido ao crivo dos vereadores para que ele entre em vigor até a próxima sexta-feira (23). De acordo com Alexandre Pauperio, o encaminhamento do projeto à Câmara Municipal será efetuado “a partir de um consenso possível”.
 
O secretário de Gestão frisou ainda que a medida beneficiará um contingente contabilizado em cerca de 10 mil funcionários da prefeitura, incluindo aposentados e pensionistas. “É um grande ganho para o funcionalismo, que há 12 anos não tinha um plano atualizado”, afirmou ao Correio*, acrescentando que o servidor poderá receber, em junho, o novo salário, retroativo a 1º de maio, data base da categoria.

Comentários