Vitória apresenta Felipe Ximenes, novo diretor de futebol

Dirigente tem a missão de recuperar perdas do rubro-negro sofridas durante a Copa do Nordeste e o Baianão
 
Com informações do portal A Tarde
 
Ximenes (à direita, ao lado de Carlos Falcão) assumiu cargo, substituindo Raimundo Queiroz
(Foto: Francisco Galvão/Esporte Clube Vitória)
 
O Esporte Clube Vitória já anunciou, nesta quarta-feira (16), seu novo diretor de futebol. Assinando contrato com validade até 2016, o mineiro Felipe Ximenes foi escolhido para substituir Raimundo Queiroz, demitido do cargo no último domingo (13), quando o rubro-negro se tornou vice-campeão baiano.
 
Ximenes, apresentado em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (17) na Toca do Leão, pelo presidente Carlos Falcão, tem como missão, a partir de agora, recolocar o time nos trilhos após a eliminação precoce na Copa do Nordeste e a perda do título estadual deste ano para o Bahia, seu maior rival.
 
Acompanhado de Falcão, o novo dirigente de futebol do Vitória declarou que ainda não teve tempo de avaliar os jogadores. “Eu não tive tempo para conversar com o presidente sobre reforços. Sei da necessidade, mas só tive uma conversa rápida com o (técnico) Ney Franco sobre isso”, afirmou.
 
Sobre contratações, o zagueiro Alemão e o volante Josa, campeões paulistas pelo Ituano, podem migrar para o Leão da Barra. “O Alemão é bastante conhecido. Tinha passado pelo Salgueiro e Náutico (clubes de Pernambuco). O Josa é um volante de muita pegada. Moderno, rápido. Mas vamos avaliar as necessidades e a realidade financeira do clube”, disse Ximenes.
 
O diretor rubro-negro explicou ainda que os zagueiros Rodrigo Defendi e Jonathan Ferrari, além do volante Lucas Zen, devem deixar o time. Os jogadores terão seus contratos rescindidos por não terem superado suas expectativas dentro da equipe.
 
Concretização de um desejo
 
Segundo o portal A Tarde, o nome de Ximenes já havia sido cogitado em 2012, mas só agora os anseios do Vitória se concretizaram. Quatro aspectos, de acordo com o novo gestor, contribuíram para seu desembarque: disponibilidade, planejamento, estrutura e Ney Franco no comando.
 
“Quero contribuir e dar uma continuidade num processo que está se iniciando na gestão de Falcão. Quero me doar de uma forma altamente integral ao trabalho, ao Vitória e à sua torcida centenária e vitoriosa”, salientou, acrescentando que, no entanto, “sou muito pequeno perante ao tamanho da instituição”.
 
Além da troca de comando na direção de futebol, as reformas estruturais no clube incluem a transferência do ex-coordenador das divisões de base, João Paulo, para o profissional, exercendo a mesma função, mas o Leão ainda procura um substituto para ocupar seu lugar na base.
 
O nome mais cogitado para assumir a vaga é o do radialista Sinval Vieira, ex-dirigente do Vitória. Ele foi convidado, porém será difícil coordenar a base rubro-negra. “Sempre que os resultados não acontecem, cabe a mim fazer as mudanças”, esclareceu o presidente Carlos Falcão.
 
Executivo esportivo de reputação
 
Conterrâneo do rei Pelé, Felipe Ximenes, 46 anos, nasceu em Três Corações, no interior mineiro. Graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), também em Minas.
 
Na condição de executivo, Ximenes ganhou prestígio em importantes clubes da Série A, como Botafogo, Fluminense, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro e Coritiba, onde trabalhou com o técnico Ney Franco, atualmente no Vitória, quando faturou o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2010. Pelo alviverde paranaense, ele também foi finalista da Copa do Brasil por duas vezes.
 
Felipe Ximenes também é membro da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex). O novo gestor do Vitória acumula ainda uma larga experiência em categorias de base e foi indicado, por dois anos consecutivos, como um dos três melhores gestores de futebol do país.

Comentários