Show gratuito presta tributo aos 100 anos de Dorival Caymmi

Em homenagem ao centenário do cantor e compositor, Daniela Mercury se apresentará no Farol da Barra; espetáculo foi anunciado em coletiva com as presenças da anfitriã e do prefeito ACM Neto
 
Com informações da Tribuna da Bahia e dos portais Correio* 24 Horas e G1 Bahia
 
Músicas de Caymmi consagraram a Bahia em escala internacional
(Foto: Arquivo)
 
Um grande show em homenagem a um dos eminentes divulgadores não somente da genuína Música Popular Brasileira (MPB), mas também das belezas de sua querida terra. Será dessa forma que a cidade de Salvador celebrará o aniversário de Dorival Caymmi (1914-2008), um de seus ilustríssimos filhos, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos na próxima quarta-feira (30).
 
Comandado pela cantora Daniela Mercury, o espetáculo acontecerá exatamente no mesmo dia em que o cantor e compositor, cuja notória e inquestionável obra musical fez a Bahia ser consagrada em escala universal, alcançaria o seu centenário de nascimento. O evento gratuito, intitulado Daniela canta Caymmi, está programado para as 20 horas, no Farol da Barra.
 
O show, assim como as demais iniciativas comemorativas, foi anunciado em coletiva de imprensa na última quinta-feira (24), no Palácio Thomé de Souza, pela própria anfitriã, pelo prefeito ACM Neto (DEM) e pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani.
 
Além deles, a vice-prefeita Célia Sacramento (PV), o chefe de gabinete da prefeitura, João Roma, o dramaturgo e presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e o representante do banco Itaú, patrocinador do tributo a Caymmi, Ronei Paranhos, também compareceram ao lançamento.
 
De acordo com Bellintani, o lapidador de pérolas como O que é que a baiana tem?, Maracangalha, Você já foi à Bahia?, Samba da minha terra, Saudade da Bahia, Suíte dos pescadores, Só louco, Marina, entre outros eternos clássicos que penetraram nos imaginários popular e da baianidade, influenciou e continua influenciando diversos artistas significativamente.
 
(O show) É um presente que a prefeitura dá a Salvador, seguindo a linha política cultural que a gente vem fazendo em outros eventos, em praça pública e gratuito”, declarou, acrescentando que a cidade “não pode deixar uma data dessa sem um marco significativo da sua comemoração”.
 
Segundo Daniela (à direita, ao lado de ACM Neto), “cada canção de Caymmi representa um pouco de nós”
(Foto: Valter Pontes/Agecom)
 
Emoção
 
Daniela Mercury, que participou da coletiva acompanhada de sua esposa, a jornalista Malu Verçosa, promete um espetáculo que irá cativar a plateia no Farol. “Acho que ninguém vai sair sem se emocionar. Cada canção de Caymmi representa um pouco de nós. Em alguma música alguém vai chorar. Será um show acústico que não tem a sonoridade das minhas músicas. Realmente traz a sonoridade e a leveza de Caymmi”, disse.
 
Ela ainda predisse que um repertório de aproximadamente 30 canções será apresentado no evento. “O intuito é relembrar sempre a Salvador que nós somos o berço da MPB”, explicou a cantora, que aproveitará a oportunidade para reverenciar Nana Caymmi – ela faz aniversário no dia anterior ao do pai, na próxima terça-feira (29), completando 73 anos.
 
Outro filho de Dorival, o músico Danilo Caymmi, garantiu presença no show, que terá as participações das cantoras Virgínia Rodrigues, incumbida das homenagens a Nana, e Danny Nascimento, que interpretará a Modinha para Gabriela, e do grupo vocal MP7. Segundo a anfitriã, o show acústico, aberto com um instrumental do guitarrista Gerson Silva, terá sua sonoridade privilegiada através de violão, piano, flauta e instrumentos de percussão.
 
Preparativos
 
À imprensa, Daniela também contou sua rotina preparatória para o show-tributo pelos 100 anos de Dorival Caymmi. “Estou ensaiando bastante. A responsabilidade é grande. Vou fazer até parceria com Carmem Miranda (1909-1955), em uma montagem de som, na música O que é que a baiana tem?”, antecipou.
 
Sobre a importância de valorizar os artistas que contribuíram para irradiar a cultura em todo o planeta, ACM Neto discursou: “Nada mais justo que fazer aquilo que ele sabia fazer, fazer música. Dorival é um desses baianos que ajudaram a projetar a nossa terra no mundo inteiro. Assim como Daniela, ela ajudou e ajuda a projetar a nossa cidade”. Promovido pela prefeitura de Salvador, Daniela canta Caymmi conta com o patrocínio do banco Itaú.
 
O prefeito também anunciou, como iniciativa integrante das comemorações pelo centenário de Caymmi, o projeto de revitalização da orla de Itapuã, bairro que inspirou boa parte de suas composições magistrais. Nos serviços, serão aplicados recursos de R$ 10,3 milhões. Além disso, Neto confirmou que as obras de requalificação da orla da Barra serão concluídas em 11 de junho.

Serviço

Show: Daniela canta Caymmi

Atrações: Daniela Mercury e convidados – Danilo Caymmi, Virgínia Rodrigues, Danny Nascimento e MP7

Show de abertura: Gerson Silva (instrumental)

Data e horário: 30 de abril (quarta-feira), às 20 h

Local: Farol da Barra

Gratuito e aberto ao público

Comentários