Unidos da Tijuca é tetracampeã

Graças a enredo dedicado ao tricampeão Ayrton Senna, escola de samba conquistou o quarto título do desfile carioca, um décimo a mais que o vice Salgueiro

Com informações dos portais Correio* 24 Horas e G1

Agremiação subiu no mais alto do pódio pela terceira vez em cinco anos na era Paulo Barros
(Foto: Alex Palarea e Anderson Borde/AgNews)

No ano em que se comemora o vigésimo aniversário da morte de Ayrton Senna (1960-1994), a Unidos da Tijuca sagrou-se tetracampeã do Carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo que homenageou o piloto, tricampeão mundial de Fórmula 1. A escola de samba desfilou com alegorias irreverentes e velozes, objetivando desafiar homens e suas criações em pleno Sambódromo.

O enredo turbinado, intitulado “Acelera, Tijuca!”, deu ao carnavalesco Paulo Barros o terceiro título da agremiação da Zona Norte em cinco temporadas – havia conquistado em duas oportunidades, em 2010 e 2012 –, ultrapassando as concorrentes e consolidando-a, no lugar mais alto do pódio, entre as grandes do Carnaval carioca. Ao todo, a escola azul e amarela levou o troféu de campeã quatro vezes em sua história, sendo que ela venceu pela primeira vez em 1936.

Confirmada a vitória na apuração das notas do Grupo Especial, a elite do desfile das escolas de samba do Rio, no final da tarde desta quarta-feira (5), na Praça da Apoteose, a Unidos da Tijuca, última entre as doze escolas do grupo a desfilar no dia anterior, encerrou com 299,4 pontos computados pelos ritmistas, apenas um décimo a mais que os Acadêmicos do Salgueiro, vice-campeão.

Apresentando o tema “Gaia, a vida em nossas mãos”, o Salgueiro obteve 299,3 pontos, seguido da Portela, que contabilizou 299 pontos na classificação geral (veja abaixo). O desfile das campeãs, neste sábado (8), terá, além das três primeiras colocadas, a União da Ilha do Governador, a Imperatriz Leopoldinense e a Grande Rio, quarta, quinta e sexta bem posicionadas, respectivamente.

O resultado final evidenciou ainda o rebaixamento da Império da Tijuca para a Série A ou Grupo de Acesso, correspondente à segunda divisão das escolas de samba cariocas, ao totalizar 281,7 pontos. A Império, que desfilou com o enredo “Batuk”, ascendeu à elite no ano passado, ao ganhar a Série A.

De volta em 2015, a Viradouro, ausente do Grupo Especial desde seu rebaixamento, em 2010, foi a campeã da Série A, ao entrar no lugar da Império. Com o enredo narrativo sobre a história de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, cidade-sede da escola, a Viradouro terminou a apuração com 299,9 pontos, meio ponto à frente da Estácio de Sá, vice-campeã.

Enredo “Acelera, Tijuca!” enalteceu as glórias de Senna, irradiando-as por toda a Apoteose
(Foto: Fernando Maia/Riotur)

Velocidade que emociona

O tema “Acelera, Tijuca!”, além de enaltecer e irradiar o heroísmo de Senna por toda a extensão da Apoteose e empolgar o público ao amanhecer, trouxe à pista da avenida personagens de desenhos animados, exalando velocidade, para “competir” com atletas, pilotos e maravilhas inventadas pelo ser humano, como o trem-bala e a internet. Entre eles estavam Speed Racer, Papa-Léguas, The Flash, Dick Vigarista (de Corrida maluca) e Penélope Charmosa.
 
Um dos dublês que interpretaram o homenageado, campeão mundial em 1988, 1990 e 1991, Marcellinton Lima contou que o desfile da escola azul e amarela “foi emocionante”. “Achei maravilhoso, porque Senna é um herói para os brasileiros. Foi uma coisa de outro mundo”, prosseguiu, orgulhoso.
 
A empresária e presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, irmã do piloto, e o sobrinho, o também piloto Bruno Senna, filho de Viviane, garantiram lugar cativo na ocasião, ao prestigiá-la ao som de versos como “Acelera Tijuca, eu vou com você / Nosso lema é vencer / Guiando o futuro, que um sonho construiu / Ayrton Senna do Brasil”, do samba-enredo cantado por Tinga (veja a letra completa abaixo).
 
Participaram do desfile da escola azul e amarela 3,6 mil componentes, distribuídos em 34 alas. Acompanhados da rainha, a atriz Juliana Alves, os integrantes da bateria vieram à Sapucaí fantasiados de mecânicos. Em seu segundo carnaval consecutivo na Unidos da Tijuca, Juliana vibrou de felicidade.
 
No tocante às notas divulgadas na apuração, a atriz, que retornará ao Sambódromo para assistir ao desfile das campeãs, ressaltou que a bateria, último quesito, fez a diferença, colaborando na conquista do quarto título da agremiação. “A bateria era critério de desempate e sabíamos que, se precisássemos desse critério, estaríamos firmes. Cada décimo envolve o trabalho de muita gente”, certificou.
 
Para rainha da bateria Juliana Alves, quesito fez a diferença por ter colaborado na vitória
(Foto: Alexandre Durão/G1)
 
Resultado final
 
1º) Unidos da Tijuca: 299,4
 
2º) Acadêmicos do Salgueiro: 299,3
 
3º) Portela: 299
 
4º) União da Ilha do Governador: 298,4
 
5º) Imperatriz Leopoldinense: 297,6
 
6º) Acadêmicos do Grande Rio: 297,2
 
7º) Beija-Flor de Nilópolis: 296,4
 
8º) Estação Primeira de Mangueira: 296,2
 
9º) Mocidade Independente de Padre Miguel: 296
 
10º) Unidos de Vila Isabel: 295,9
 
11º) São Clemente: 294,3
 
12º) Império da Tijuca: 291,6 (rebaixada para a Série A de 2015)
 
O samba-enredo campeão de 2014: “Acelera, Tijuca!” (Acompanhe a letra ouvindo a música no vídeo abaixo)
 
Compositores: Caio Alves, Fadico, Gustavinho Oliveira e Tinguinha
 
Intérprete: Tinga
 
Vai começar
Libere a pista para a emoção
Foi dada a partida, prepare o seu coração
Tijuca, a hora chegou
Quem será o vencedor?
Dos animais, agilidade
A inspirar velocidade
Impressionante a ousadia
A internet ultrapassou a energia
A equipe anunciou, no pit stop o piloto parou
 
E lá vão eles na pura cadência do samba
Numa corrida maluca repleta de bambas
Tentando trapacear, deu mole, rodou na pista
Ficou pra trás o Vigarista
 
Rompendo barreiras, superam limites
Atletas buscando o primeiro lugar
Quando de repente pisando no breque
Vi no calhambeque alguém acenar
Na última volta do meu carnaval
Desponta um gênio, talento imortal
Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país
Na reta, a consagração
O tema a emocionar
Lá vem o campeão
Voando baixo pra vitória alcançar
 
Acelera Tijuca, eu vou com você
Nosso lema é vencer
Guiando o futuro, que um sonho construiu
Ayrton Senna do Brasil



Comentários