Sistema ferry-boat ganha dois modernos navios em abril

Embarcações deverão chegar da Grécia após os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, para reforçar a travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica
 
Com informações do portal A Tarde
 
Previstos para atracar em 20 de abril, os ferries Theologos-V (foto acima) e Panagiotis-D serão submetidos a vistoria
(Foto: Divulgação)
 
Duas modernas embarcações serão incorporadas à frota do ferry-boat após os feriados de abril. Adquiridos na Grécia, os novos navios terão o propósito de reforçar o sistema de transporte hidroviário intermunicipal, administrado pela concessionária Internacional Marítima, na travessia entre os terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, na ilha de Itaparica.
 
A atracação dos novos ferries ocorrerá possivelmente no dia 20 de abril para vistoria por cerca de uma semana, antes de eles começarem a operar nas águas da Baía de Todos-os-Santos. Portanto, os usuários do serviço não contarão com o reforço da frota nos feriados da Semana Santa, entre 17 (quinta-feira) e 20 de abril (domingo de Páscoa), e de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, tendo como consequências os transtornos no embarque e no desembarque.
 
Segundo o portal A Tarde, as duas embarcações juntas aumentarão em aproximadamente 75% o fluxo de passageiros no sistema, levando em consideração o embarque. A de modelo Theologos-V possui capacidade para transportar 224 veículos, sendo 212 automóveis e 12 caminhões, enquanto o outro ferry, o Panagiotis-D, comporta 186 veículos, sendo 168 carros e 18 caminhões.
 
Ainda de acordo com o site, os navios foram comprados na Grécia pelo valor equivalente a R$ 57 milhões, e devem deixar o país de origem no período de 15 a 20 deste mês, após autorização do Tribunal Marítimo da nação europeia, aportando em Salvador no prazo de até um mês.
 
Obstáculos
 
O vice-governador da Bahia e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar (PSD), salientou que a chegada dos dois novos ferries está sujeita a alguns fatores, como variações meteorológicas. “O caminho é longo e o mar é revolto, então não dá para precisar o dia. Se tudo correr dentro do previsto, elas devem chegar no dia 20 de abril”, frisou, em entrevista ao portal A Tarde.
 
Para Otto, técnicos gregos vão desembarcar à capital baiana com a intenção de acompanhar a operação dos navios recém-adquiridos. Além disso, uma tripulação grega também vai chegar para oferecer toda a qualificação necessária aos operadores locais do sistema. “Os barcos são completamente adaptados às normas brasileiras, mas será necessário treinamento específico”, disse.
 
Capacidades de embarque
 
Entre as oito embarcações que circulam atualmente no sistema ferry-boat, o Agenor Gordilho e o Juracy Magalhães Jr., os mais antigos da frota, são os que possuem maior capacidade para embarque de veículos – os chamados “dose dupla”, com dois pavimentos destinados a esse fim. Cada ferry tem tolerância para transportar 90 carros.
 
Otto Alencar examinou que os ferries Theologos-V e Panagiotis-D ainda não serão suficientes para atender completamente à enorme demanda de passageiros. Contudo, na opinião do vice-governador, a incorporação desses navios inéditos representa o ponto de partida da renovação da frota da travessia Salvador-Itaparica.
 
“Lamento que no Brasil não sejam fabricados ferries para pronta entrega”, argumentou, sob a alegação de que “isso dificulta que o Estado adquira mais meios de transporte e que a população seja beneficiada por esse serviço”. Otto está confiante de que o início da operação dos dois novos navios “é uma demanda urgente”. “Torcemos para que as embarcações cheguem em plenas condições para operação imediata”, prognosticou o secretário de Infraestrutura do estado.

Comentários