Sai lista com os indicados para o Troféu Dodô & Osmar 2014

Cerimônia que premia os melhores do Carnaval baiano, que está em sua 21ª edição, retorna em abril, após um curto jejum
 
Com informações do portal A Tarde e do site do evento
 
Troféu homenageia, nesta temporada, os 40 anos de blocos afros e os 100 de um dos criadores do trio
(Foto: Divulgação)
 
Passados dois anos sem organizar nenhuma edição, a mais importante premiação do Carnaval baiano, enfim, retornou. A 21ª temporada do Troféu Dodô & Osmar, que premia os maiores destaques da folia momesca em Salvador, teve sua lista oficial com os indicados divulgada na última segunda-feira (17). Em uma pomposa cerimônia no dia 8 de abril, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, os vencedores receberão a premiação.
 
A edição de 2014, realizada pelo Grupo A Tarde e pelo Grupo Engenho, com apoio da Agência de Textos, da TV Aratu e da Rádio Piatã FM e patrocínio do Shopping Iguatemi, do Bradesco, da Petrobras e da Prefeitura de Salvador, prestará tributos aos melhores cantores, artistas revelação e músicas prediletas do público. Além disso, traz como temas o quadragésimo aniversário dos blocos afros, autênticos representantes da cultura negra no Carnaval da Bahia, e o centenário de nascimento de Dodô (1914-1978), um dos inventores do trio elétrico.
 
Os indicados, cuja lista (veja abaixo) já está disponível no site do prêmio, foram selecionados por aferição popular, através de entrevistas feitas por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande à Praça Castro Alves) e Batatinha (Centro Histórico), nos dias 2 (domingo), 3 (segunda-feira) e 4 (terça-feira).
 
Nesses trajetos, o Ibope ouviu os foliões para saber, na opinião deles, quais foram os melhores do Carnaval deste ano em cada uma das catorze categorias, entre elas Melhor Música, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Melhor Bloco da Avenida, Melhor Bloco da Barra, Melhor Bloco de Samba, Melhor Bloco Afro, Melhor Bloco Afoxé, Cantor Revelação e Cantora Revelação. O troféu é a única premiação aferida pelo mais importante instituto de pesquisa do Brasil durante o período carnavalesco.
 
Mérito artístico
 
Considerado por produtores e demais profissionais e associações carnavalescas soteropolitanas como mérito aos grandes artistas do ramo, o Troféu Dodô & Osmar, desde sua criação, em 1992, reconhece e revela novos talentos, além de impulsionar a indústria do entretenimento local. Sua última edição aconteceu em 2011, no mesmo palco do TCA, com apresentação da cantora Ivete Sangalo e do ator Luís Miranda.
 
“Ao voltarmos a promover o Troféu Dodô & Osmar, após uma lacuna de dois anos, o Grupo A Tarde reconhece a relevância da premiação não só para os artistas já consagrados e os iniciantes, mas também para os produtores, empresários e profissionais envolvidos com essa festa, tão importante no nosso estado”, frisou o gerente de Marketing do Grupo A Tarde, Emanuel Soares.
 
Artistas baianos atualmente consagrados no país foram revelados pelo troféu, a exemplo de Ivete Sangalo, em 1995, Tuca Fernandes, em 1998, Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, e Emanuelle Araújo, em 2000, Saulo Fernandes, em 2001, Cláudia Leitte, em 2003, Alinne Rosa, em 2004, e Tomate, em 2005. Conforme a assessoria de imprensa do evento, ocorreram mudanças relevantes ao longo das 20 edições já realizadas, adaptando-se à dinâmica do Carnaval de Salvador, como a incorporação de novas categorias.
 
Revelado pela premiação, Saulo está entre os cantores hoje renomados nacionalmente
(Foto: Divulgação)
 
Surpresas
 
Responsável pela elaboração do roteiro e da direção da cerimônia de entrega do Troféu Dodô & Osmar, o dramaturgo e diretor teatral Elísio Lopes Jr. promete muitas surpresas no decorrer do prêmio. “Estamos preparando um grande espetáculo, com corpo de baile, cenografia virtual e encontros inéditos entre músicos baianos”, antecipou, em depoimento ao jornal A Tarde.
 
Elísio explicou ainda sobre a concepção projetada para a solenidade, que levará ao espectador cenas relacionadas ao universo do folião pipoca. “Contaremos com vários apresentadores, que vão representar perfis importantes do Carnaval baiano, como sambistas, travestidos e outros personagens tão importantes para a festa”, concluiu.
 
Conheça os indicados para a grande premiação da folia
 
Melhor Música
 
Lepo lepo (Filipe Escandurras e Magno Santana – Psirico)
 
Raiz de todo bem (Saulo Fernandes – Saulo Fernandes)
 
Tempo de alegria (Gigi, Filipe Escandurras e Magno Santana – Ivete Sangalo)
 
Melhor Cantor
 
Bell Marques
 
Márcio Victor (Psirico)
 
Saulo Fernandes
 
Melhor Cantora
 
Cláudia Leitte
 
Daniela Mercury
 
Ivete Sangalo
 
Melhor Bloco da Avenida
 
Camaleão
 
Coruja
 
As Muquiranas
 
Melhor Bloco da Barra
 
Camaleão
 
Cerveja & Cia
 
Meu & Seu
 
Nana Banana
 
Timbalada
 
Melhor Bloco de Samba
 
Alerta Geral
 
Reduto do Samba
 
Vem Sambar
 
Melhor Bloco Infantil
 
Algodão Doce
 
Happy
 
Mamulengo
 
Melhor Bloco Afoxé
 
Filhas de Gandhy
 
Filhas de Olorum
 
Filhos de Gandhy
 
Melhor Bloco Afro
 
Araketu
 
Ilê Aiyê
 
Olodum
 
Arquitetura, Arte e Decoração de Camarotes
 
Camarote Cerveja & Cia
 
Camarote do Nana
 
Camarote do Reino
 
Camarote Salvador
 
Camarote Mais Animado
 
Camarote Cerveja & Cia
 
Camarote do Nana
 
Camarote Salvador
 
Cantora Revelação
 
Ju Moraes
 
Mari Antunes (Babado Novo)
 
Cantor Revelação
 
Houve apenas um indicado com votos válidos
 
Grupo de Pagode
 
Harmonia do Samba
 
Parangolé
 
Psirico

Fonte: Site do Troféu Dodô & Osmar 2014

Comentários