Luiz Carreira assume Casa Civil de Salvador

Ex-deputado federal foi empossado nesta quarta-feira, no lugar de Albérico Mascarenhas, que vai se dedicar a projetos pessoais
 
Com informações da Tribuna da Bahia, do portal G1 Bahia e da Agecom
 
Carreira também ocupou a Secretaria do Planejamento do estado
(Foto: Max Haack/Agecom)
 
O ex-secretário estadual do Planejamento e ex-deputado federal Luiz Carreira, designado pelo prefeito ACM Neto (DEM) para substituir Albérico Mascarenhas na chefia da Casa Civil da prefeitura de Salvador, assumiu a pasta na tarde desta quarta-feira (12), no Palácio Thomé de Souza, sede da municipalidade. Mascarenhas foi exonerado do cargo sob a justificativa de que vai reassumir os seus negócios no ramo de consultoria.
 
Segundo ele, o chefe do Executivo soteropolitano já estava ciente de sua não permanência no cargo até o final do mandato atual. “Aceitei o convite para participar da equipe do prefeito ACM Neto como desafio de cidadão, disposto a colaborar com o início da construção de uma nova gestão para a cidade do Salvador e acredito que o prefeito não poderia ter escolhido pessoal melhor para o cargo. A Casa Civil estará em boas mãos”, elogiou.
 
Conforme a Assessoria Geral de Comunicação da prefeitura (Agecom), Albérico Mascarenhas deverá se dedicar a projetos pessoais, abdicando-se da vida política. Antes de Luiz Carreira ser nomeado, o atual secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Mário Gordilho, figuravam entre os prováveis substitutos.
 
Dono de uma vasta carreira político-administrativa
 
Natural de Salvador, Luiz Antônio Vasconcellos Carreira, 66 anos, tem experiência de gestor. Formou-se em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1973, e se pós-graduou em Administração Pública no Instituto Internacional de Administração Pública, em Paris, e Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento, na Universidade de Paris I, a conceituada Sorbonne, onde também fez mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço.
 
O novo chefe da Casa Civil exerceu a titularidade da antiga Secretaria do Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia, entre 1994 e 2002. No período em que Carreira estava à frente da pasta, nas gestões de Antônio Imbassahy (1994), Paulo Souto (1994-1998) e César Borges (1998-2002) – todas do antigo PFL, atual Democratas (DEM) –, ele teve a incumbência de colocar em prática vários projetos de relevância significativa nas áreas de planejamento, ciência, tecnologia, desenvolvimentos rural e urbano e meio ambiente.
 
Entre essas iniciativas, conforme a Agecom, Carreira coordenou várias intervenções do governo do estado na capital, como a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, a execução do projeto habitacional de Novos Alagados, a implantação do Parque das Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia (Mam), no Solar do Unhão, e do Parque Costa Azul, e as obras de revitalização do Dique do Tororó e do Jardim dos Namorados.

Luiz Carreira deixou a secretaria para candidatar-se a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PFL, elegendo-se em 2002. Garantiu um segundo mandato de deputado federal nas eleições de 2006. Em Brasília, ele se converteu numa referência técnica no seio de sua legenda, tendo, inclusive, ocupado a diretoria da Fundação Liberdade e Cidadania e presidido a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.
 
De acordo com a Agecom, ele havia se afastado do cenário político desde 2010, quando tentou, sem sucesso, renovar seu mandato parlamentar pela terceira vez, já pelo DEM. Naquela oportunidade, obteve 50.687 votos contabilizados, correspondentes a 0,76%. Nos últimos três anos, Carreira atuou na iniciativa privada, onde era diretor-presidente da Bahia Terminais S. A., empresa do setor portuário.
 
Na gestão de ex-secretário, pasta captou recursos e implementou projetos essenciais para a cidade
(Foto: Alexandre Galvão/Bahia Notícias)
 
Mascarenhas deu nova dinâmica a secretaria
 
Coube a Albérico Mascarenhas encabeçar, no atual governo municipal soteropolitano, a realização de ações administrativas estratégicas direcionadas à modificação da atuação da Casa Civil dentro da prefeitura, ao contrário das gestões anteriores, e na coordenação dos trabalhos do secretariado. Graças a tal desempenho, que adquiriu musculatura à pasta, foram captados recursos financeiros e implementados projetos estruturantes para a cidade.
 
“Demos outra conotação à Casa Civil. Deixamos questões mais relacionadas à política com o Gabinete (do Prefeito) e atuamos na área de captação de recursos, por exemplo”, disse. Mascarenhas destacou o sistema de acompanhamento das secretarias, através do qual o prefeito recebe semanalmente o plano de metas, a atuação da pasta frente à requalificação da orla marítima de Salvador e a área de captação de recursos, “antes desestruturada e hoje com um bom andamento”.
 
Para o secretário exonerado, economista pós-graduado em Finanças Públicas e Administração Financeira e ex-secretário estadual da Fazenda (1998-2006), a forma como a pasta que ele ocupou “não é simples, pois você tem a mesma linha hierárquica do secretariado e tende a coordená-lo, mas creio que fui bem no papel”. Ele ainda vislumbrou o trabalho desempenhado por sua equipe e disse que saiu da chefia da pasta com o dever cumprido.

Comentários