Desembargador Lourival Trindade é eleito para o TRE-BA

Magistrado foi escolhido para uma das vagas de juiz eleitoral por 24 votos, em sessão plenária do Tribunal de Justiça
 
Com informações do portal Correio* 24 Horas e da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
 
Nos próximos dias, Lourival assume a vaga herdada de Sara Brito
(Foto: Nei Pinto/TJ-BA)
 
Em eleição interna ocorrida na sessão plenária do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), na manhã desta quarta-feira (12), na sede da Corte, no Centro Administrativo da Bahia (Cab), o desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA), para uma das vagas destinadas aos magistrados.
 
De acordo com o portal Correio* 24 Horas, Lourival recebeu 24 votos, em votação secreta entre seus próprios pares, para ocupar uma das duas vagas do TRE-BA direcionadas aos membros do colegiado do TJ baiano. Ele assumirá o lugar da desembargadora Sara Silva Brito, que deixou a Corte eleitoral, da qual foi presidente, na quinta-feira passada (6), informou a assessoria de comunicação do TJ-BA.
 
A outra vaga é atribuída à desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente interina do TRE-BA desde a saída de Sara Brito. Lourival venceu a disputa com suas colegas Ivete Caldas Silva Freitas Muniz e Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi. A definição da data da posse do magistrado eleito para o novo cargo no TRE-BA, provavelmente na sessão do tribunal desta quinta-feira (13), depende de diálogo com a atual presidente.
 
Maria do Socorro, presidente interina do TRE, ficou com outra vaga
(Foto: Arquivo – 11/12/2012)
 
Nascido no município de Érico Cardoso, na Chapada Diamantina, o novo juiz eleitoral é desembargador do Tribunal de Justiça desde 23 de janeiro de 2008, ao assumir a vaga constitucional destinada aos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). No TJ-BA, ele integra atualmente a 1ª Câmara Criminal.
 
Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1973, e foi conselheiro da seccional baiana da OAB, entre 2001 e 2003. Segundo a assessoria do TJ-BA, Lourival se dedicou à advocacia criminal e foi professor de Direito Processual Penal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Escreveu o livro A ressocialização: uma (dis) função da pena de prisão, publicado em 2002.

Comentários