Desembargador Lourival Trindade é o novo presidente do TRE

Eleito por unanimidade na mesma sessão em que assumiu uma vaga na Corte, magistrado cuidará, neste ano, de todo o processo eleitoral na Bahia
 
Com informações dos portais Correio* 24 Horas e Bahia Notícias e da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
 
Lourival (à esquerda) tomará posse no próximo dia 28
(Foto: Divulgação/TRE-BA)
 
Escolhido para uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) entre os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), nesta quarta-feira (12), em sessão plenária na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (Cab), o desembargador Lourival Almeida Trindade foi simultaneamente empossado como novo membro e eleito presidente da Corte eleitoral.
 
O magistrado foi eleito por unanimidade, em sessão plenária na tarde desta quinta-feira (13), após a vice-presidente, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, renunciar à disputa. Caberá a Lourival, que será empossado em solenidade no próximo dia 28, às 16:30, na sede do TRE, no Cab, assumir a total responsabilidade das eleições deste ano em patamar estadual.
 
Lourival Trindade assumiu a vaga de juiz eleitoral no lugar da desembargadora Sara Silva Brito, que deixou o tribunal, onde ocupou o cargo máximo por dois anos, até a quinta-feira passada (6), informou a assessoria de comunicação do Judiciário baiano.
 
Atual mandatária da Corte, Socorro desistiu da disputa
(Foto: Arquivo – 11/12/2012)
 
Para ocupar uma das duas vagas do TRE-BA direcionadas aos membros do colegiado do TJ, ele recebeu 24 votos, em votação secreta entre seus próprios pares, de acordo com o portal Correio* 24 Horas. A outra vaga pertencia a Maria do Socorro, presidente interina da Corte eleitoral baiana desde a abdicação de Sara Brito. Lourival venceu a disputa com suas colegas Ivete Caldas Silva Freitas Muniz e Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi.
 
A sessão que elegeu o magistrado para a presidência do tribunal eleitoral, com mandato válido para o biênio 2014-2016, teve as ilustres presenças de autoridades, como os presidentes do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha, e da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), conforme o portal Bahia Notícias.
 
Biografia sucinta
 
Nascido no município de Érico Cardoso, na Chapada Diamantina, o novo mandatário do TRE-BA é desembargador do Tribunal de Justiça desde 23 de janeiro de 2008, ao assumir a vaga constitucional destinada aos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). No TJ-BA, ele integra atualmente a 1ª Câmara Criminal.
 
Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1973, e foi conselheiro da seccional baiana da OAB, entre 2001 e 2003. Segundo a assessoria do TJ-BA, Lourival Trindade se dedicou à advocacia criminal e foi professor de Direito Processual Penal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Escreveu o livro A ressocialização: uma (dis) função da pena de prisão, publicado em 2002.

Comentários