Brasil deve liderar cultivo de soja

Levantamento divulgado pela Conab estima um percentual recorde, superando os EUA, maiores produtores mundiais do grão

Com informações do jornal A Tarde
 
Pesquisa estima o plantio de 90 milhões de toneladas de soja, implicando aumento 10,4% maior do que a safra anterior
(Foto: Arquivo)
 
O Brasil deve atingir para esta safra mais um recorde produtivo, tornando-se o líder mundial na produção de soja. As informações são do 5º Levantamento da Safra Brasileira de Grãos 2013/2014, divulgado recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
A pesquisa revela a estimativa do plantio de 90 milhões de toneladas da leguminosa, o que implica um incremento de 10,4% em comparação com a safra 2012/2013. Com esse aumento no percentual, o país deverá ultrapassar os Estados Unidos, maiores produtores de soja, com 89,4 milhões de toneladas cultivadas.
 
Ainda conforme a análise, a produção recorde resulta de um crescimento de 6,9% da área plantada e de 33% de produtividade.
 
Mato Grosso absoluto
 
Maior estado produtor, o Mato Grosso alcançou 8,4 milhões de hectares de soja, um acréscimo de 7,9% com relação à safra anterior. O aumento registrado foi atribuído à incorporação de áreas nas pastagens no plantio de grãos.
 
No primeiro cultivo, as plantações são substituídas por outras culturas, como o arroz, grão tolerante à alta acidez do solo. Depois de alguns anos, as áreas onde já se planta arroz passam a dar lugar à soja e ao milho devido à diminuição da acidez do solo pelo uso de calcário (carbonato de cálcio).
 
Os técnicos da Conab já estão nas pastagens, coletando dados a serem compilados para o 6º Levantamento da Safra Brasileira de Grãos 2013/2014. A nova pesquisa será divulgada no próximo dia 12.

Comentários