Allan do Carmo e Ana Marcela faturam o ouro por equipes

Junto com goiano Diogo Villarinho, atletas baianos são campeões sul-americanos da maratona aquática por equipes, disputada em Santiago do Chile
 
Com informações do portal A Tarde
 
Trio brasileiro foi 40 segundos mais veloz na prova que os equatorianos, segundos colocados
(Foto: Reprodução/Instagram)
 
Os nadadores baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, agregados ao goiano Diogo Villarinho, conquistaram, nesta segunda-feira (17), a medalha de ouro na maratona aquática por equipes, nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, capital do Chile. Ao liderar o pódio, a delegação brasileira encerrou a disputa da modalidade, com o total de três medalhas.
 
Pela ordem, os campeões foram os segundos a entrar na piscina, concluindo o percurso de 3 quilômetros, com o tempo cronometrado em 34 minutos, 5 segundos e 29 milésimos. Nessa prova, os atletas largam juntos, com intervalos entre cada coletivo. O tempo válido para a equipe pertence à última a bater na largada.
 
Allan, Ana Marcela e Villarinho foram quase 40 segundos mais rápidos na maratona aquática que a delegação do Equador, que faturou a medalha de prata. Entretanto, o trio do Brasil foi 50 segundos menos veloz do que os anfitriões chilenos, que acabaram levando o bronze.
 
A edição de Santiago marcou a estreia da seleção brasileira – que ingressou na modalidade durante o Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, na Espanha, em julho do ano passado – nos Jogos Sul-Americanos. Bronze naquele torneio, Allan do Carmo fez parte da equipe, que era formada também por Poliana Okimoto e Samuel de Bona.
 
Medalhistas também em provas individuais
 
Os dois esportistas da Bahia, além da conquista do ouro ao lado de Diogo Villarinho, ganharam duas outras medalhas no último domingo (16), em provas individuais de 10 quilômetros. Allan do Carmo faturou o ouro após percorrer as águas da Laguna Carauma, em Valparaíso, a 120 quilômetros da capital chilena, com tempo registrado em 1 hora, 56 minutos e 43 segundos.
 
“Gostei da minha prova, fiz um final forte e foi um grande resultado para mim. Mantive a tradição de ganhar medalha em três Jogos Sul-Americanos”, contou o atleta, cheio de energia e entusiasmo. Esta foi a segunda vez que Allan, que havia sido campeão continental em Buenos Aires, em 2006, conquistou a posição suprema do pódio na prova masculina.
 
Na contramão, Ana Marcela, prata na disputa de 10 quilômetros em Barcelona, levou o bronze na prova feminina da categoria. A campeã foi a chilena Kristel Kobrich, seguida da argentina Cecilia Biagioli. De acordo com a nadadora, todo atleta sonha em obter o primeiro lugar. Não obstante, o torneio de Santiago serviu de teste para que a equipe brasileira participasse das próximas competições.
 
“Este ano, nosso maior objetivo é a Copa do Mundo, onde eu e a Poliana (Okimoto) estamos disputando as primeiras posições (desde a etapa de Viedma, na Patagônia argentina, no mês passado). E em dezembro tem a seletiva para o Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na, Rússia, para o ano que vem”, explicou Ana Marcela.

Comentários