Folia no Pelourinho homenageia blocos afro

Grade de programação inclui apresentações de vários artistas no palco principal, nas ruas e nos largos

Com informações do Correio* 24 Horas e do Jornal da Mídia
 
Brown, Margareth, Baiana System, Mariene (acima, da esquerda para a direita) e outros farão shows no Largo do Pelourinho
(Fotos: Divulgação)
 
Em pleno período carnavalesco, o Pelourinho encontra-se enfeitado com as decorações inspiradas no tema “Bahia Negra: Caymmi e Ilê”, de autoria do artista plástico J. Cunha. A temática da folia no bairro histórico homenageia os blocos de matriz africana, como o Ilê Aiyê, que neste ano completa 40 primaveras de existência, os Commanches do Pelô, o Badauê e o Afoxé Filhos de Gandhy.
 
O tema ainda presta tributo ao centenário de nascimento do cantor e compositor Dorival Caymmi (1914-2008). Um dos protagonistas do Carnaval baiano, o Pelourinho já tem 15 shows confirmados na grade de programação. Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Mariene de Castro e a banda Baiana System, entre outros artistas, se apresentarão no palco principal montado no Largo do Pelourinho.
 
Nas ruas e praças do Centro Histórico, vão acontecer desfiles de 20 grupos musicais e 12 grupos performáticos. Além disso, o Carnaval da Cultura trará ao Pelô 36 atrações musicais, distribuídas nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água. Na programação multicultural dos largos, haverá shows que privilegiam gêneros diversos.
 
Vão ser apresentados, conforme o portal Jornal da Mídia, atrações alinhadas a ritmos como samba, reggae, antigos carnavais, axé, afropop, pop-rock, rap, hip-hop e arrocha, além de orquestras e entidades afro. Os artistas foram selecionados democraticamente por uma comissão plural e criteriosamente qualificada, composta por membros do ramo artístico.
 
“Esta busca pelo equilíbrio decorre da visão compartilhada pela Secretaria (Estadual de Cultura) e pela comissão de curadores acerca da relevância da diversidade cultural para uma política cultural ampla e democrática, que contemple os gostos dos mais diversos públicos. Afinal, o Carnaval do Pelourinho tem se afirmado como o Carnaval da diversidade cultural”, argumentou o secretário de Cultura, Albino Rubim.

Comentários