Sintonia com as demandas

Entrevista: Kátia Lucena
 
Comandante de uma equipe de 60 pessoas, gerente de unidade de formação profissional do Senac avalia 2013 como “um ano bastante produtivo”
 
Kátia destaca ações realizadas neste ano, como a expansão dos cursos do Pronatec, novos cursos de computação gráfica e o atendimento empresarial
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
De temperamento paciente e tranquilo, a recifense Kátia Maria de Lucena, 64 anos, radicada em Salvador há 28, coordena com firmeza uma equipe fixa de 60 pessoas, entre professores e funcionários, no Centro de Educação Profissional (Cep) da Pituba, mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
Graduada pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, turma de 1974, se especializou em Design Instrucional pelo Centro de Tecnologia Industrial (Cetind), unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Lauro de Freitas, na Grande Salvador, e em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
O itinerário de Kátia no Senac teve início no Centro de Educação a Distância (Cead), no Aquidabã. Logo depois, se deslocou para o antigo Centro de Educação e Tecnologia (Cet), que funcionava no edifício Casa do Comércio. De lá, ela foi transferida, junto com as todas as ações do Cet, acrescentadas com as do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para a Pituba.
 
Nesta entrevista, a gerente do Senac faz um rápido balanço das atividades desenvolvidas e realizadas na unidade em 2013 – “um ano bastante produtivo, onde nós procuramos otimizar o máximo espaço que nós temos”, salienta – além de traçar diretrizes para o ano que vem.
 
Já que 2013 está no final, como a senhora avalia as atividades do Senac Pituba?
 
Kátia Lucena – Foi um ano bastante produtivo, onde nós procuramos otimizar o máximo espaço que nós temos, procurando responder cada vez mais e melhor as demandas do mercado, com vista para a colocação de profissionais capacitados adequadamente.
 
Este, assim como os anos anteriores, foi um período de múltiplas ações. Quais delas a senhora pode destacar?
 
K. L. – O crescente atendimento a cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), os novos cursos na área de computação gráfica, ações do Programa Senac Segurança Alimentar e atendimento corporativo a diversas empresas.
 
(Graças ao Pronatec,) Estamos ofertando vários cursos de informática, (...) entre outros.”
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
O Pronatec, importante iniciativa do Governo Federal para que os alunos ingressem no mercado de trabalho, firmou uma parceria com o Senac em 2011. Através desse pacto, quais os cursos que estão sendo oferecidos atualmente?
 
K. L. – Estamos ofertando vários cursos de informática, como programador de computador, programador web, instalador e reparador de redes e designer gráfico. Temos também recepcionista para meios de hospedagem, atendente de nutrição, inglês aplicado ao turismo, entre outros.
 
Quantos alunos já foram contemplados com certificados desse programa?
 
K. L. – Neste ano, tivemos mais de 600 alunos.
 
Quais são as novidades que podemos esperar para 2014 aqui no Senac?
 
K. L. – Inovações na área de computação gráfica, expansão do atendimento corporativo às empresas, diversificação do portfólio do Pronatec.
 
O que a senhora espera do ano que vai começar?
 
K. L. – Cada vez mais uma sintonia com as demandas da educação profissional.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Hugo , tenho muito orgulho de você, bjs

(Elvira Lima - Professora)