Povo e arte de Velha Boipeba se convergem

Aspectos arquitetônicos, esportivos e culturais se harmonizam com a paisagem natural do maior povoado de Boipeba, na Costa do Dendê
 
Flores são cultivadas, em geral, para decorar fachadas em residências e pousadas da vila
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Não é apenas pela atmosfera de tranquilidade e pelos elementos naturais nela presentes que Boipeba é conhecida. O principal núcleo de povoamento da ilha, Velha Boipeba, cativa nativos e turistas por sua formosa arte, sobretudo pela feição arquitetônica que exprime, nas cores e nas formas de suas construções, o bom gosto, a humildade e a simplicidade dos seus habitantes.
 
Em todos os cantos da vila, cultivam-se flores para fins essencialmente ornamentais nas fachadas de residências e de pousadas. Os visitantes podem usufruir a imponência da arquitetura colonial, sintetizada em edificações históricas, a exemplo da Igreja do Divino Espírito Santo, datada do século XVII, vestígio da ocupação jesuítica no qual encontram-se altares em estilo neoclássico e azulejos cujas ilustrações narram episódios da Bíblia Sagrada.
 
Times se reúnem para disputar torneios em campo de futebol
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
O esporte, como meio de lazer da população da ilha, nunca deve ser dispensado. Nas proximidades da Praça Santo Antônio, situa-se o campo de futebol, onde times dos quatro povoados se reúnem para disputar campeonatos da modalidade, entre o outono e o inverno.

Biblioteca Edite Dá Vida promove sessões de leitura para crianças e adultos
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
A dimensão cultural de Velha Boipeba, harmonizada com a exuberância de sua paisagem, se resume à Biblioteca Edite Dá Vida, no acesso ao povoado, onde são promovidas sessões de leitura direcionadas a crianças e adultos, e ao tradicionalismo das rodas de capoeira e das festividades populares.
 
Reduto da capoeira, a Praça Santo Antônio oferece treinos que ocorrem semanalmente, sempre acompanhados pela musicalidade afro-baiana que emana dos toques de atabaques e berimbaus. Os treinos de capoeira são geralmente encerrados pelo autêntico samba de roda.
 
Na Praça Santo Antônio (acima, em clima pacato), há treinos semanais de capoeira
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Singular e popular
 
Parte da tradição de Boipeba, os festejos traduzem a singularidade identitária do seu povo. Celebrada no dia 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá inaugura o calendário anual de eventos populares. Os moradores, na ocasião, reverenciam a orixá das águas com procissão marítima e entrega de oferendas.
 
Sete semanas após a Páscoa, Velha Boipeba homenageia o Divino Espírito Santo, padroeiro da comunidade, com a Festa do Divino. O evento religioso é introduzido pela Lavagem da Igreja, uma atração à parte, na qual as baianas, trajadas a caráter, seguem em cortejo pelas ruas, entoando cânticos do sincretismo afro-brasileiro. A manifestação tem como ápice a procissão pelas ruas do povoado.
 
Há, ainda, as reverências a São Cosme e São Damião, organizadas entre o final de setembro e começo de outubro – são comemorados no dia 27 de setembro. Durante esse período, devotos dos santos gêmeos realizam a oferta de caruru, iguaria-símbolo da festa, e de outras comidas típicas para a população da vila.

Agradecimentos especiais

Pousada e Restaurante Caminho de Pedras

Rua Barbarino Gomes, 12, Boipeba – Cairu – BA

Telefone: (75) 3653-6168 / www.hotelcaminhodepedras.com / E-mail: contato@hotelcaminhodepedras.com

Comentários