Formosa Deusa: vista sua atitude com requinte

Cartaz de divulgação da fictícia loja Formosa Deusa, especializada em moda feminina
(Criação em Adobe Photoshop CS6: Hugo Gonçalves)
 
Valendo-me da minha incalculável criatividade, da minha incrível habilidade cognitiva, do meu incontestável livre arbítrio para raciocinar e, sobretudo, da minha percepção gráfico-visual, desenvolvi um formidável cartaz de divulgação de uma loja fictícia especializada em vestuário feminino. Formosa Deusa Moda Feminina é o nome do estabelecimento, escolhido por acaso, conectando à sua filosofia: uma loja de roupas exclusivas para as mulheres.
 
O cartaz, embora fosse um material que transparece uma estratégia apenas imaginária, possui elementos gráficos que traduzem a essência do público alvo: ser superbonita, alegre e espontânea, ter atitude, autoestima e liberdade para alcançar status, vestir com requinte e elegância, estar perfeitamente trajada, manter o equilíbrio. Todos esses fatores interferem na aquisição de indumentárias condizentes com o formoso estilo feminino de ser, de ter e de viver, típico de uma mulher ideal ou, quem sabe, de uma "deusa".
 
Com predominância das cores rosa – nome emprestado da célebre flor empregada na logomarca da loja, posicionada entre os vocábulos “Formosa” e “Deusa” –, roxo e lilás, desenvolvi essa peça publicitária totalmente no software Adobe Photoshop CS6. Sua meta: anunciar a coleção da alta estação, o verão, de 2014 do estabelecimento, cujas roupas nas quais as três modelos em cada fotografia aparecem vestidas “encontram-se disponíveis”.
 
Nas fotografias, é possível verificar três jovens modelos, todas de fisionomia sorridente e com batom, em tonalidades variáveis para cada moça, revestindo seus lábios. Há uma modelo de blusa abotoada com listras verticais pretas e brancas e calça jeans azul, outra trajando uma atraente blusa abotoada vermelha e uma bermuda preta (repare que ela está usando relógio e segurando uma pasta em couro azul), e, finalmente, outra moça com uma singela blusa verde clara cobrindo sua silhueta, adicionada de calça jeans azul.
 
A modelo de blusa listrada, aquela da esquerda, aparece na foto sobre um cândido fundo vermelho em papel vegetal, numa tonalidade que lembra o rosa, percebida à distância, aplicando textura; e a modelo da direita, a de verde claro, aparece na foto em cima de um fundo azul em papel vegetal, assemelhando-se também a um inocente tom lilás, utilizando aplicação de textura. A moça rubro-negra (não estou me aludindo a nenhum time de futebol) está centralizada entre as duas modelos, cujos retratos, emoldurados em um branco saturado, aparecem dispostas como cartas de baralho.
 
Porém, as qualidades que tornam o cartaz atrativo são as tipologias radiantes, inclusive o logotipo da loja, e as sinuosidades das curvas tingidas de roxo, dando uma sensacional e impressionante formosura estética sincera e absolutamente feminina. É a Formosa Deusa vestindo sua atitude com requinte, parafraseando seu slogan criativo!
 
P. S.: Desejo, cordial e afetuosamente, agradecer esta elucidativa crônica analítica, adicionada ao cartaz, bem como compartilhá-los, ao professor Luiz Otávio, meu fiel instrutor do curso de Designer Gráfico do Senac, e a todos os meus amigos e colegas não apenas de laboratório, mas que ocupam todas as dependências do Centro de Educação Profissional, mantido pela instituição, no bairro da Pituba, onde frequento as aulas diariamente.

Comentários