Exposição retrata o papel de ACM na cultura baiana

Parte das comemorações do aniversário do ex-senador, evento gratuito no Pelourinho, aberto nesta semana, mostra ao público algumas de suas ações em prol do setor cultural no estado

Com informações do portal iBahia, da CBN Salvador e da assessoria de comunicação do Instituto ACM
 
Tendo como curador Paulo Gaudenzi (à direita, ao lado de ACM Júnior e ACM Neto), exposição foi aberta nesta terça-feira com coquetel
(Foto: Valter Pontes/Agecom)
 
Reverenciando o aniversário de Antônio Carlos Magalhães, que neste ano completaria 86 anos de idade, o Instituto ACM organizou a Semana de Ação, Cidadania e Memória, série de eventos que teve como tema a importância da cultura na qualidade de vetor de desenvolvimento da Bahia. Na programação, foi aberta uma exposição evidenciando o apoio do ex-senador no incentivo à cultura, na própria sede do instituto, e uma palestra-show tendo a baianidade como fio condutor.
 
A exposição “ACM na cultura da Bahia: pensamentos e ações” foi aberta com coquetel nesta terça-feira (3) na sede do instituto, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, e mostra gratuitamente aos visitantes algumas iniciativas do político falecido em 2007, que também foi deputado estadual e federal, prefeito, governador e ministro, em prol do dinamismo cultural no estado através de textos, dizeres e imagens.
 
Com curadoria do ex-secretário estadual da Cultura e Turismo e ex-presidente da Empresa Baiana de Turismo S.A. (Bahiatursa), Paulo Gaudenzi, a mostra se estende até o dia 31 de outubro. Em discurso durante a abertura, o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior, salientou que ACM teve suporte decisivo na criação e consolidação da Bahia moderna, ao lado de Jorge Amado e Dorival Caymmi, além de dar ênfase à valorização do cenário artístico local por parte dele.
 
“O senador valorizou muito a cultura baiana promovendo seus artistas, seus nomes mais importantes, tanto na música, como nas artes plásticas, como na literatura. O senador ficou muito próximo de pessoas que desenvolveram a cultura baiana, como, por exemplo, o professor Edgard Santos e o jornalista Odorico Tavares. (ACM) trouxe o poder público para perto dos artistas, conseguindo fazer um trabalho cultural importante”, disse.
 
Um exemplo para novas gerações
 
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), enalteceu as homenagens aos signos identitários da Bahia, vislumbrando as manifestações artísticas da cidade e do estado, como forma de celebrar o aniversário do seu avô, que valorizou profundamente o setor cultural quando prefeito, governador e senador. Para Neto, o Instituto ACM pretende, sobretudo, buscar esse exemplo para inspirar as novas gerações, para inspirar os novos governantes, a fim de que esse compromisso com a cultura seja renovado”.

Ele discursou ainda acerca da relevância política de ACM em níveis estadual e nacional e mencionou dois de seus legados preciosos: a recuperação do Teatro Castro Alves e a restauração do Centro Histórico da capital, ações materializadas em sua terceira gestão como governador, entre 1991 e 1994.

De acordo com o curador Paulo Gaudenzi, ACM "bebia de todas as fontes culturais e, assim, alimentava-se da sabedoria de todas elas", e "estabelecia uma relação duradoura de grande intimidade com o povo, apoiava as manifestações culturais e as fortalecia". A exposição "ACM na cultura da Bahia: pensamentos e ações" segue em cartaz até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 h e das 13:30 às 17 h, e aos sábados, das 9 às 12 h, na sede do instituto, na Rua Saldanha da Gama, 2, no Terreiro de Jesus, Pelourinho.
 
Palestra, com o tema "Baianidade e Cultura", teve um bate-papo conduzido por Jorge Portugal, somado às canções de Carlos Pita
(Foto: Luana Assiz/CBN)
 
Baianidade com toque musical
 
Uma palestra-show, com o tema “Baianidade e Cultura”, fez com que os soteropolitanos tivessem a oportunidade de conferir uma síntese da cultura baiana tecida por causos, música e história. Realizado no Hotel Sheraton da Bahia, situado no Campo Grande, o evento teve um bate-papo musical conduzido pelo professor, poeta e apresentador Jorge Portugal, com a participação dos escritores Fernando Vita e Geraldo Machado, articulada à genialidade do cantor e compositor Carlos Pita.
 
Autoridades e artistas marcaram presença na palestra, como o prefeito ACM Neto, o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior, a viúva do ex-senador, Dona Arlette Magalhães, o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e o maestro Ricardo Castro, fundador dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá).
 
Sobre o Instituto ACM
 
Fundado em 3 de setembro de 2010, o Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória foi idealizado para dar continuidade aos ideais preconizados e defendidos pelo político, especialmente na formação de cidadãos capacitados para atuar nos âmbitos público e privado e no terceiro setor. Além disso, o órgão mantém seu memorial, com o intuito de preservar a história do ex-senador.
 
O Instituto ACM tem como objetivos primazes fomentar a arte, a cultura, a educação, a cidadania, o meio ambiente e a inclusão social e proteger e conservar o patrimônio histórico e artístico da Bahia e do Brasil. Desvinculado da esfera político-partidária, o instituto é uma organização privada sem fins lucrativos com a missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do estado, através do apoio à cultura, educação e cidadania de forma sustentável, e preservar e valorizar a memória do Senador Antônio Carlos Magalhães.
 
Tendo como visão ser referência nacional como um dos mais importantes centros de incentivo à cidadania, educação, preservação e difusão da cultura da Bahia, os valores do Instituto ACM são independência e desvinculação nas relações com os poderes público e político; respeito à diversidade, democracia e liberdade; transparência institucional, administrativa e financeira; preservação da memória histórica da Bahia; e valorização da cultura da nossa terra e da nossa gente.
 
Instituto, sediado no Pelourinho, foi idealizado para dar continuidade aos ideais preconizados e defendidos por ACM
(Foto: Marina Silva/Correio*)
 
Serviço
 
Exposição: “ACM na cultura da Bahia – pensamentos e ações”
 
Período: 3 de setembro a 31 de outubro de 2013
 
Dias e horários: Segundas a sextas-feiras, das 9 às 12 h e das 13:30 às 17 h; e sábados, das 9 às 12 h – Entrada franca
 
Local: Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (Instituto ACM)
 
Endereço: Rua Saldanha da Gama, 2, Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador – BA
 
Informações: (71) 3321-8839 / http://www.institutoacm.com.br

Comentários