Debate exibe filme sobre a difícil rotina de menino surdo

Organizado por grupo de trabalho do CRP-03 que defende a pessoa com deficiência, encontro celebra o 24 de setembro, data dedicada às lutas alcançadas por esse segmento social
 
Em E seu nome é Jonas, protagonista sofre transtornos inumeráveis após sua internação em hospital psiquiátrico
(Imagem: Divulgação)
 
Instituído pelo movimento social em 1982 com a colaboração de organizações representativas, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi oficializado pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A ocasião, que é celebrada em 21 de setembro, o Dia da Árvore, devido à proximidade com a primavera, reflete uma simbologia germinativa das reivindicações de cidadania e do engajamento efetivo da humanidade na luta por direitos iguais.

Como forma de reverenciar a efeméride, o Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP-03), através do Grupo de Trabalho de Psicologia e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (GTPcD), organiza o Cine Debate. Na atividade, que será realizada na próxima terça-feira (24), a partir das 18 h, no auditório da sede da entidade, no bairro da Federação, haverá exibição do filme E seu nome é Jonas, sobre a árdua trajetória de uma criança portadora de surdez, distúrbio que implica a perda auditiva.

A psicóloga Márcia Araújo, coordenadora do grupo de trabalho, declara que o encontro, onde ativistas da área também confirmaram presença, “irá proporcionar um espaço de reflexão sobre a história da luta das pessoas com deficiência, a importância do fazer do psicólogo nesse processo e o papel das instituições governamentais e ONGs (organizações não-governamentais)”.

Uma solitária convivência

O filme a ser exibido e analisado no debate trata-se da produção estadunidense E seu nome é Jonas (And your name is Jonah), de 1979, dirigido pelo cineasta Richard “Dick” Michaels. No enredo, um menino surdo, que havia sido erroneamente diagnosticado e internado por três anos em um hospital psiquiátrico, encontra uma multiplicidade de transtornos no convívio em sociedade. Seus pais, ao detectarem o equívoco, expulsam a criança do ambiente hospitalar e a levam para sua casa.

Em virtude desse trauma, o sentimento de culpa passou a incomodar as afinidades familiares. Criou-se, então, um paradoxo simultâneo nas deliberações dos pais de Jonas: ao passo que sua mãe lhe obtém assistência de todos os métodos possíveis para beneficiar a família, o pai não suporta a pressão social de ter um filho deficiente e, por conta das turbulências, abandona seu domicílio, devido a todas as restrições comunicativas impostas pela surdez.

Todavia, o ensino de uma ferramenta linguística específica é observado pela família como um satisfatório parâmetro ressocializador e neutralizador do isolamento ao qual Jonas estava subordinado. Sua mãe, ao evidenciar o conflito entre oralizá-lo e submetê-lo à linguagem de sinais, optou pela última metodologia, que lhe permite um processo construtivo identitário para fazer dele um sujeito ativo no ambiente de inclusão.

Jonas, finalmente, vibra com a aprendizagem da língua de sinais, utilizando-a para nomear todas as coisas que o cerca, como árvores, pessoas e objetos. Graças ao emprego do alfabeto manual, o menino protagonista da película já tem o dom de fixar em seu cérebro conceitos que previamente não eram compreendidos e seus respectivos significados, além de adquirir sentido às experiências vivenciadas por ele, como a morte do seu avô.

Ao final do Cine Debate, os participantes receberão certificados. As inscrições para essa atividade fílmica são gratuitas, podendo ser efetuadas presencialmente, na sede do CRP-03, localizada na Rua Professor Aristides Novis, 27, na Federação, na cidade de Salvador, ou por e-mail. O endereço eletrônico é gtpcd@crp03.org.br.

Serviço

Evento: Cine Debate – Exibição e discussão do filme E seu nome é Jonas

Data e horário: 24 de setembro (terça-feira), das 18 às 21 h

Local: Auditório da sede do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP-03)

Endereço: Rua Professor Aristides Novis, 27, Federação

Informações e inscrições: gtpcd@crp03.org.br

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Márcia,

Não poderei comparecer a este evento para cobrir, já que ele será realizado na noite de uma terça-feira, período no qual tenho aula de inglês.

Desde já aguardo sua resposta.

Atenciosamente,

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalves disse…
Ok . Tudo bem Hugo . Fica pra próxima . Bj

Márcia Araújo