Por trás da tatuagem

 
Com duração de 8 minutos, o documentário do nosso trabalho de conclusão de curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), turma 2012.2, denominado Por trás da tatuagem, explora pontos de vista contraditórios sobre o mundo da tatuagem, buscando entender o que pensam os personagens. O documentário tem como objetivo central demonstrar as opiniões que estão por trás da tatuagem, das aparências e do preconceito.
 
Definimos os quatro personagens buscando diferenças dentro de um horizonte intrínseco entre eles, todos com características distintas – idade, profissão e grau de envolvimento com a tatuagem. A definição do perfil dos personagens foi o ponto inicial no planejamento, na produção e no desenvolvimento deste produto audiovisual.
 
Foram gravados depoimentos do renomado tatuador Isaac Tocinho, do Studio de Arte, no Rio Vermelho, do fisioterapeuta Sérgio Dias, que fez sua primeira tatuagem aos 62 anos, da estudante de Biologia Isadora Oliveira, que se tatuou aos 22 anos, e de Fernando Daltro, médico psiquiatra que possui uma tatuagem.
 
Para expressar as opiniões externas a quem já está no mundo da tatuagem, conseguimos trazê-las, graças ao apoio da jornalista e professora Lilian Mota, à época nossa orientadora, com um “fala povo” na abertura do documentário, com depoimentos coletados livremente no largo do Porto da Barra e na área externa do Palacete das Artes, na Graça. Os entrevistados foram o aposentado Ivan Falcão, a varredora Itana Simões, o comerciante Fernando Fioresi e a vendedora Brízida Barbosa.
 
Cada personagem recebeu uma trilha sonora diferenciada, com músicas distintas em ritmo e intensidade para que a entrada da trilha já apresentasse o personagem que estava por vir. Para a vinheta de abertura, optamos pela construção de cenas em stop motion, nas quais o corpo da modelo Jenifer Freitas é captado de forma muito próxima e, posteriormente, elas vão abrindo para uma visualização geral da personagem com inúmeras tatuagens espalhadas em seu corpo.
 
Ficha técnica
 
Roteiro: Hugo Gonçalves e Sara Cohim
 
Produção, direção e edição: Laís Amorim, Lorenlai Caribé e Sara Cohim
 
Câmeras: Laís Amorim, Lorenlai Caribé, Luiz Oliveira e Sara Cohim
 
Agradecimentos: Davi Correia, Flávio Mantz, Gerson Lustosa, Jenifer Freitas e Raimundo Júnior
 
Professora orientadora: Lilian Mota
 
Co-orientadores: Alberto Oliveira, Ana Paula Guedes, Antônio Brotas e Paulo Leandro
 
Assistam ao nosso documentário Por trás da tatuagem no vídeo abaixo:
 


P.S.: A sugestão do nome Por trás da tatuagem foi minha.

Comentários

Unknown disse…
Cara, muito legal esse trabalho! Achei sem querer seu blog, e o documentário ficou incrível! Mostrar uma pessoa de 60 anos fazendo a primeira tatuagem foi show de bola. Muito bom mesmo, parabéns!
HeilFuhrer disse…
Que legal, fico muito bom, sou estudante de publicidade e estava pensando em abordar o mesmo tema no meu tcc, gostaria de saber se você poderia disponibilizar seu material do tcc para conhecer ou até mesmo as referências bibliográficas, desde já obrigado e parabéns.