Grupo de franceses participa da Semana Missionária

Durante o período em que antecede a Jornada Mundial da Juventude, peregrinos da diocese de Pays de la Loire encontram-se acolhidos em paróquia da Boca do Rio, em Salvador
 
Semana Missionária prepara os fiéis de todo o mundo para a Jornada, maior evento católico deste ano, que ocorrerá no Rio entre 23 e 28 deste mês
(Imagem: Divulgação)
 
Jovens peregrinos, vindos de vários países, estão hospedados nas principais cidades brasileiras com o intuito de promover um amplo intercâmbio religioso e cultural. Trata-se da Semana Missionária, realizada desde a última terça-feira (16) e que se estenderá neste domingo (21), período preparatório para a maior manifestação do calendário católico deste ano, a Jornada Mundial da Juventude.
 
A iniciativa da Igreja Católica está acolhendo comunidades chefiadas por seus respectivos sacerdotes rumo ao Rio de Janeiro, cidade-sede do evento que, além de congregar milhões de fiéis, sobretudo jovens, de diversas partes do globo, entre os dias 23 e 28 deste mês, recepcionará o papa Francisco. Todas as paróquias se aderiram à mobilização, que traz como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
 
Em Salvador, esse fenômeno não é diferente. Na Paróquia de São Francisco de Assis, situada na Boca do Rio, uma comitiva de oito jovens da diocese de Pays de la Loire, no noroeste da França, encontram-se no local desde a última quarta-feira (17) para participar da Semana Missionária e, em seguida, da Jornada. “Minha expectativa é ouvir a mensagem do papa para os jovens do mundo”, profetizou o líder do grupo, padre Xavier de Guibert.
 
Oito rapazes e moças oriundos da França estão na Paróquia de São Francisco de Assis desde quarta-feira
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Povo acolhedor
 
Conforme Xavier, um grupo de 23 missionários, incluindo os oito rapazes e moças que ele lidera, visitou um colégio estadual do bairro para apreciar um pouco da cultura baiana. Eles experimentaram iguarias típicas e caíram no suingue do maculelê, dança afro-baiana semelhante à capoeira. “Pelo momento, os jovens franceses estão muito felizes pelo acolhimento, e consideram o povo brasileiro muito acolhedor, muito alegre”, entusiasmou-se.
 
As estudantes Clémence Tercinier, 18 anos, e Raphaëlle Hubert, 19, da diocese de Pays de la Loire, disseram que “a comunidade é muito acolhedora”. Já a estudante e assistente financeira da Pastoral da Juventude, Daniele Batista, 24, que comparecerá à Jornada, ponderou a importância do evento. “Eu creio que seja uma questão espiritual, um encontro íntimo de cada participante com Cristo”.

Comentários