Composto encontrado na uva vermelha e no vinho tinto previne perda de audição

Estudo demonstra a eficácia do resveratrol, uma substância antioxidante e anti-inflamatória, que também combate a falta de memória e o envelhecimento

Com informações das agências

Cientistas estadunidenses detectaram em ratos que, ao ingerirem resveratrol, os animais têm menor propensão a sofrer ruídos
(Foto: Hugo Gonçalves)
Um estudo recente, realizado por cientistas do Hospital Henry Ford, em Detroit, nos Estados Unidos, descobriu mais um benefício encontrado na uva vermelha. Trata-se do resveratrol, uma substância química presente ainda no vinho tinto, cujas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias auxiliam na prevenção da perda auditiva induzida por ruído e do declínio cognitivo.
Através da utilização de ratos saudáveis, a pesquisa demonstrou que os animais são menos suscetíveis de sofrer os efeitos dos ruídos ao ingerirem o composto fenólico, concentrado na película da uva, depois de conviverem com o incômodo por um longo tempo. O experimento foi divulgado em fevereiro na revista especializada Otolaringology-Head and Neck Surgery.
Coordenado pelo diretor da Divisão de Cirurgia Otológica-Otoneurológica do Departamento de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço do Hospital Henry Ford, Michael D. Seidman, o estudo se focaliza no impacto em que o resveratrol pode ter na perda de audição, na falta de memória e no envelhecimento precoce.
Seidman e sua equipe têm publicado vários artigos relativos tanto à perda auditiva induzida por ruído quanto ao resveratrol e seus benefícios ao organismo. Ele afirmou que a substância, bem como o seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, é eficaz no tratamento de ferimentos.
Conforme o pesquisador, diversos estudos já revelam que o composto orgânico possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que “protegem” as células. “A inflamação celular é algo que se acredita ser a causa de muitos problemas de saúde, incluindo a doença de Alzheimer, câncer, envelhecimento e perda auditiva e cognitiva”, explicou.
Outras frutas contêm resveratrol
Não somente na uva vermelha, que possui outro composto fenólico, o polifenol, responsável pelo rejuvenescimento da pele, e no vinho tinto que o resveratrol está incluído. A substância também é encontrada nas cascas de outras espécies de frutas e leguminosas, como amora, morango, framboesa e amendoim.
Embora a perda de audição atingisse metade das pessoas acima dos 60 anos de idade em todo o mundo, muitas pessoas começam a sofrer desse problema a partir dos 40. O declínio gradativo da audição, que afeta praticamente um em cada 5 pacientes, é causado pela idade avançada ou pela exposição constante a ruídos superiores a 120 decibéis (dB) no trânsito, em casas noturnas, aparelhos de MP3 e fones de ouvido.
O transtorno não apenas inibe a capacidade de ouvir, mas também pode provocar distúrbios relacionados ao sono e à comunicação, além de elevar o risco de doenças cardíacas, tendo como consequências o aumento da pressão sanguínea e dos níveis de lipídios e de glicose no sangue.

Comentários