Comunistas confirmam nome de Alice Portugal

Em convenção no domingo, deputada é homologada candidata do PC do B ao Executivo de Salvador; porém, gera incertezas quanto à coligação

Com informações da Tribuna da Bahia

Da esquerda para a direita: Álvaro Gomes, Olívia Santana, Alice Portugal, Aladilce Souza, Renato Rabelo e Daniel Almeida
Alice teve sua candidatura sacramentada por decisão do diretório nacional de sua legenda
(Foto: Mila Cordeiro/Agência A Tarde)

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) homologou, em sua convenção municipal realizada no último domingo (17), no Centro de Convenções, o nome da deputada federal Alice Portugal como postulante da legenda à prefeitura de Salvador, como havia planejado há um ano. No entanto, a candidatura a vice em sua chapa não foi confirmada até agora, já que sua coligação ainda não foi decidida.

Para Alice, única representante feminina da bancada baiana na Câmara dos Deputados e primeiro nome da safra de candidatos ao Executivo soteropolitano a ser sacramentado para o pleito de outubro, sua candidatura foi credenciada por recomendação do diretório nacional do PC do B. A pretexto disso, o presidente da sigla, Renato Rabelo, marcou presença no encontro.

A parlamentar, que havia disputado uma eleição para prefeito, em 1996, como vice do petista Nelson Pelegrino, garantiu que pretende consolidar a campanha dos comunistas como alternativa para enfrentar a tradicional dicotomia petistas versus democratas. Pré-candidato do PT ao palácio Thomé de Souza, o deputado federal não compareceu ao evento, mas ele ligou para a candidata do PC do B, sua companheira de plenário, gentilmente, desejando-lhe muita sorte.

“Ele (Pelegrino) sabe do nosso interesse em lançar candidatura própria no primeiro turno, mas disse que estaríamos juntos no 2º turno de qualquer forma”, declarou Alice à reportagem do jornal Tribuna da Bahia, a fim de minimizar o distanciamento, ocorrido com o lançamento de sua postulação, das divergências entre os dois partidos, sustentáculos dos governos federal e estadual.

Prestigiaram a convenção eminentes comunistas baianos, como o seu presidente estadual, deputado federal Daniel Almeida, o deputado estadual Álvaro Gomes, as vereadoras Aladilce Souza e Olívia Santana, bem como membros de outras siglas, como Maurício Trindade, pré-candidato do PR ao palácio Thomé de Souza, Deraldo Damasceno (PSL) e Antônio Brito (PTB), que estava discreto durante a cerimônia.

Eventuais aliados

Embora a candidatura de Alice Portugal esteja homologada, os diálogos com o PDT, PTB e PSL, que, juntamente com o PC do B constituem o chamado “blocão”, ainda prosseguem até o dia 30 de junho, prazo fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias. “Não estão em discussão questões ideológicas, mas as conversas estão acontecendo e a nossa expectativa é liderar a coligação”, argumentou a comunista.

A probabilidade de entendimentos com outras legendas, que entretanto poderá não resultar definitivamente em uma coligação, também é salientada por Daniel Almeida. “Nossa expectativa é buscarmos aliados para o projeto e alguns deles estiveram presentes (PR e PSL)”, acredita Almeida à reportagem da Tribuna, confiante.

Considerado o mais inclinado para compor a aliança, o PSL apresentou o delegado e deputado estadual Deraldo Damasceno como eventual concorrente do partido a vice-prefeito na chapa capitaneada por Alice Portugal. O presidente do PC do B na Bahia frisou que, por ser o membro da Assembleia Legislativa mais votado em Salvador, Damasceno tem perfeita sintonia e interlocução com a população do Subúrbio.

A hipótese de uma adesão do Partido da República (PR) à candidatura de Alice, no entanto, deve ser observada com cautela por Almeida. “Apesar de não representar o partido, a presença do deputado Maurício Trindade foi importante para o PCdoB”, antecipou Daniel Almeida.

Na contramão, o PDT traça duas estratégias com o propósito de obter seu esperado suporte à campanha comunista. Enquanto os parlamentares do PC do B participarão, na próxima quinta-feira (21), de um encontro com o presidente nacional pedetista, Carlos Lupi, procurando ratificar a aliança, demais membros comunistas, tendo o ministro do Trabalho, Brizola Neto, como mediador, tentarão contato com o PDT baiano.

“O PDT da Bahia é muito ligado ao ministro e eu estive com ele (Brizola Neto) na quinta-feira (14) para falar sobre Salvador”, assegura Almeida. Quanto ao apoio do PTB do deputado federal Antônio Brito, filho e correligionário do atual vice-prefeito Edvaldo Brito, Almeida declarou à Tribuna que as conversas com o partido estão sendo mantidas e que os comunistas estão tentando convencê-las, mas o PTB também está dialogando com o PT. A senadora Lídice da Mata (PSB) ainda não se posicionou, mas tem interesse em integrar a unidade encabeçada por Alice.

Comentários