Gabrielli assume Planejamento em cerimônia

O economista e ex-presidente da Petrobrás foi empossado hoje secretário da pasta estratégica para o avanço da Bahia no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, com a presença de uma enorme multidão que o lotou e o aclamou

O auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (Cab), ficou tão pequeno para uma aglomeração que compareceu à cerimônia de posse do novo titular da Secretaria do Planejamento (Seplan). Membro do PT, o economista José Sérgio Gabrielli de Azevedo assumiu a pasta sob aplausos grandiloquentes na manhã desta sexta-feira (9), substituindo seu correligionário Zezéu Ribeiro, que regressa a Brasília com a missão de restaurar seu mandato de deputado federal.

Uma empolgante plateia pluralista, composta por autoridades federais, estaduais e municipais, dirigentes de organismos representativos, empresários, pela imprensa e população em geral, aguardava o momento de o secretário demissionário transmitir o cargo ao ex-presidente da Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobrás), uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, hoje dirigida por Maria da Graça Foster, que compareceu à solenidade.

Adentraram o palco do auditório, dentre outros, os seguintes partícipes: o governador Jaques Wagner (PT), o vice-governador Otto Alencar (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), os senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), o prefeito de Camaçari e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT), o ex-governador, ex-deputado e ex-ministro Waldir Pires (PT), o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, além de Graça Foster, Zezéu e Gabrielli.

Zezéu despede-se do posto

Após declarar aberta a cerimônia, houve a execução pomposa do Hino do Estado da Bahia - o Hino ao Dois de Julho -, gravado pelo cantor Tatau junto aos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá). Em seguida, Zezéu, cuja profícua amizade com seu sucessor se frutificou há quase meio século, desde o movimento estudantil, pronunciou seu discurso de despedida. "Nós temos um quadro profissional muito baixo; a renovação é grande", ressaltou o arquiteto de formação, que deixou a titularidade da Seplan após 13 meses com o dever cumprido.

Conforme ele, cuja saída foi corroborada pelo governador na semana passada, o planejamento é tido como um instrumento de transformação, propiciando a integração territorial do estado. "O Nordeste era um vazio: a integração estava concentrada no Sul e no Sudeste", declarou. Para atingir tal acordo, segundo o eminente ex-secretário, necessita-se articular e absorver as questões inter-regionais.

A Seplan, na gestão de Zezéu Ribeiro, organizou uma série de discussões públicas envolvendo o empresariado, técnicos e outros representantes, nas quais decidiu-se um sistema de mobilidade urbana de longo prazo até agora não determinado, tendo a Copa do Mundo de 2014 como oportunidade. Outro marco da passagem do arquiteto na pasta foi a implantação do Sistema Viário Oeste (SVO), tendo como mola propulsora a Ponte Salvador-Itaparica. "Na sua história, Salvador virou Recôncavo, virou Reconvexo, de costas para a Baía de Todos-os-Santos", implorou.

Sob a ótica do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), a Bahia possui 4 biomas bem diferenciados, que irão estimular e alavancar concomitantemente as condições industriais e ambientais. "Com esse patamar, nós vamos nos desenvolver com novos horizontes", orgulhou-se Zezéu, confiante e esperançoso, antes de transmitir o cargo a Gabrielli, o novo secretário do Planejamento.

Continuidade com ajustes

Quando assinou o termo de posse, José Sérgio Gabrielli foi aplaudido por uma multidão que lotou o auditório, exíguo em razão do espaço. Em seu discurso, Gabrielli saudou as autoridades presentes no recinto, agradeceu ao governador Wagner por "assumir um importante papel" e preconizou a continuidade aos projetos do seu antecessor, no entanto aplicada aos aprimoramentos. "O gol é reduzir as desigualdades e acelerar o crescimento com inclusão social", ponderou.

Embora contemporâneos, Gabrielli, professor licenciado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), filiou-se ao PT antes de Zezéu. "São naturais as diferenças de estilo que ocorrem na alternância de gestores. (...) O caminho agora será a continuidade com ajustes", disse. Como presidente da Petrobrás, que para ele é rotulada como "uma fantástica empresa", por quase 7 anos - entre julho de 2005 e fevereiro deste ano -, ele executou planos estratégicos preponderantes, como a autossuficiência na produção de petróleo e a descoberta da camada pré-sal.

O novo secretário parafraseou um verso do Hino da Bahia - "Nunca mais o despotismo" -, ao recordar que, desde 2006, com a eleição de Wagner, o estado está vivendo inequivocamente um singular contexto democrático. José Sérgio Gabrielli é o quinto secretário a comandar a Seplan na atual gestão estadual, depois de Ronald Lobato (2007 a 2009), Walter Pinheiro (2009 a 2010), hoje senador (PT), Alberto Valença (2010 a 2011) e o exonerado Zezéu Ribeiro (2011 a 2012), reconduzido à Câmara dos Deputados.

O Plano Plurianual (PPA) Participativo 2012-2015, para ele, avança na metodologia de execução, englobando iniciativas essenciais, como os programas Água para Todos, direcionado ao abastecimento de água e ao saneamento básico, e Pacto pela Vida, de prevenção ostensiva à violência. "Acredito que a sociedade possa ter acesso a esses projetos. Os números (dados estatísticos) demonstram isso", observou Gabrielli, ao ratificar que os programas do governo, de relevância significativa, ensejam o consumo interno e a dinâmica social, somadas à participação popular.

A pretexto da atual conjuntura econômica baiana, Gabrielli foi afirmativo e evidente. "Em suma, nossa economia continuará com investimentos sólidos", explica. "Planejar vai ser ainda mais importante para enfrentar os ventos da crise internacional", completou. Ele destacou a implementação do Estaleiro Enseada de Paraguaçu, que será edificado no município de Maragogipe, no Recôncavo, e impulsionará o desenvolvimento da indústria naval da Bahia, proporcionando impactos benéficos para a região da Baía de Todos-os-Santos.

Prazos: curto X longo

Durante seu longo discurso, o novo integrante da administração estadual pregou a ênfase do curto prazo que, mesmo cíclica, fomenta a procura de soluções de longo prazo, inclusive as novas fontes potencializadoras de geração de emprego e renda. "É preciso ter metas, prazos e objetivos para serem cumpridos sistemicamente", frisou o titular da Seplan, pasta que, segundo ele, está acentuando a atuação sistêmica com outros órgãos governamentais. Ao compor sua equipe, o secretário se autoproclamou "soldado Gabrielli", sendo, de repente, aclamado pelo público.

Jaques Wagner, orador seguinte da solenidade, enxergou nele uma contribuição de vida em torno de um projeto em estágio embrionário, que viria a se converter no PT, há 32 anos. A exoneração de José Sérgio Gabrielli da presidência da Petrobrás, segundo o governador, se trata de um "processo salutar de oxigenação", viabilizando a inédita ascensão de uma mulher no cargo máximo da estatal. "Quem conduz esse projeto sou eu, que trago responsabilidades nesse caso", salientou. "Já é um momento de inventar a roda de movimentar os projetos."

Um dos virtuais postulantes ao governo do estado em 2014, Gabrielli ascende agora à condução de um organismo sistêmico inerente ao monitoramento das ações prioritárias destinadas à Bahia, com vistas a garantir a eficiência e a eficácia da máquina pública. "Para montar uma equipe, você aproveita o que há de melhor para contribuir. (...) Dispenso qualquer tipo de comparação entre Zezéu e Gabrielli", pontuou Wagner, o timoneiro.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Parabéns, Hugo,

sucesso em sua futura carreira profissional.

Abs,

Aurélio Nunes
Assessor de imprensa da senadora Lídice

12 de março de 2012