Fenômenos fenomenais

Da esquerda para a direita: Ronaldo, Luan Santana e Paula Fernandes, um trio fenomenal
Agora o ex-jogador empresaria dois astros da música sertaneja em evidência
(Fotos: Divulgação)

A conversão de ex-atletas, notadamente ex-jogadores da modalidade esportiva mais popular do país, o futebol, em (exitosos) empresários de celebridades do meio artístico pode criar uma situação não conivente com o habitual. Pelo que eu observo, no entanto, eles mantêm entre si vínculos de pertinência mais econômica, financeira e corporativa do que social, visando a ascensão e a sua exposição diária nos holofotes.

Uma demonstração recente desse surrealismo está se manifestando com dois fenômenos atuais do nosso cancioneiro sertanejo, Luan Santana e Paula Fernandes, cujos sucesso, prestígio e glória se deram de forma espontânea nos magníficos veículos de mídia do Sudeste, que lhes retribuem saturado patrocínio, suporte e beneplácito. Os cantores - um, sul-matogrossense e outra, mineira - agora estão sendo gerenciados, lógico, por ninguém menos que o supercampeão Ronaldo Nazário, ele mesmo, o Fenômeno.

Exatamente. O ex-Fenômeno dos gramados, que há um ano havia pendurado as chuteiras com o objetivo primordial de dedicar-se à organização da próxima Copa do Mundo, a ser disputada no Brasil, também administra os negócios dos fenômenos de liderança das paradas radiofônicas. Seriamente habilidoso em cooptar atletas em seus quadros, como o "novo ídolo" do futebol Neymar e o lutador de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) Anderson Silva, Ronaldo acabou seduzindo Luan e Paula para a sua empresa.

Como se justifica o envolvimento de Ronaldo com os dois notáveis músicos, conquistadores de legiões de fanáticos em nível nacional e até planetário? (Paula Fernandes, cujo último álbum, Ao vivo, de 2011, é um dos mais vendidos em Portugal, já faz expressivo sucesso na terrinha, do outro lado do Atlântico, embora ela não tenha se apresentado lá.)

A recíproca é absolutamente verdadeira. O ex-jogador, que já namorou beldades como as então modelos Susana Werner, Milene Domingues - mãe de seu filho, Ronald - e Daniella Cicarelli, divide a participação societária de sua agência com outro empresário, Marcus Buaiz, marido da cantora Wanessa, filha do cantor sertanejo Zezé di Camargo. Suponho que esse fator deliberativo seja a raiz da incursão do Fenômeno na atmosfera musical.

Portanto, a inédita comunhão dos astros do esporte com os gênios da canção pode se transformar numa atraente sintonia amistosa, mas ela utiliza-se do background estritamente mercadológico. Um vale-tudo até então jamais visto, que intenciona fazer das carreiras de nossos ídolos desta presente temporalidade, assíduos na mídia, fenômenos milionários por força de um esquema gigantesco.

Comentários