Como, onde e por que conservar insetos

Entrevista: Joicelene Lima, Wagner Pereira e Clarissa Cunha

Facilitadores do minicurso inerente ao tema, dois mestres e uma bióloga esclarecem acerca do objeto de estudo e dos procedimentos a serem expostos no encontro

Coleções entomológicas como estas, acima, organizam e preservam vários insetos, com a finalidade de proporcionar trabalhos científicos em Biologia
(Fotos: Divulgação)

A organização, montagem e conservação de exemplares de insetos em coleções entomológicas para fins científicos e instrutivos é o eixo temático importante do minicurso 04 do II BioVertentes, série de encontros multidisciplinares acerca da Biologia que os egressos do Bacharelado e da Licenciatura de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) promoverão entre os meses de abril e maio, em seu Campus Paralela.

Concebido pelos mestres Joicelene Regina Lima da Paz e Wagner Pereira Silva, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e pela bióloga Clarissa Cunha Santana, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, o minicurso “Coleta, montagem e curadoria em coleções entomológicas” apresentará métodos de curadoria, doação, troca e empréstimo de material biológico, com ênfase nos objetos de pesquisa, os insetos.

Na entrevista a seguir, concedida por e-mail nesta terça-feira (27), os facilitadores explicaram a respeito da sua iniciativa que será abordada no decorrer do II Biovertentes, nos dias 9 e 10 de abril, em essencial a temática.

O minicurso foi resultado de quais pesquisas? Em que locais?

Neste minicurso, os insetos que serão trabalhados não são frutos de uma pesquisa em especial. Sendo assim, optamos por coletarmos insetos aleatoriamente, sob diversos métodos, sendo procedentes da própria fauna urbana de Salvador. A intenção é enfatizar aos alunos a diversidade de insetos que nos cerca, e estão presentes no nosso cotidiano.

Ele possui caráter teórico ou prático?

O minicurso possui caráter prático e teórico, composto por conceitos que norteiam os procedimentos para montagem e manutenção de uma coleção entomológica. A proposta é justamente que os alunos tenham a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na literatura e em sala de aula, bem como compartilhar um pouco da nossa experiência acadêmica no assunto.

O que é uma coleção entomológica?

É uma maneira de organizar, armazenar e conservar exemplares de insetos – por completo ou suas estruturas –, tendo como finalidade de estudos científicos, didáticos e históricos.

Como se dão os procedimentos de curadoria, doação, troca e empréstimo de material biológico nesse tipo de coleção?

Para essas ações existem procedimentos e protocolos que dependem do tipo e a procedência de material biológico. Mas, de maneira geral, o envio de material biológico pode ser do tipo permanente – doação e troca – ou temporário – empréstimo. E, por tratar-se de material biológico, é proibida a comercialização, por isso a coleta deve ser para fins de pesquisa científica, bioprospecção ou desenvolvimento tecnológico. Desta maneira, para que o material seja incorporado à coleção entomológica de um museu, este deverá passar por um processo de montagem, identificação e tombamento dos espécimes, e, somente após estas etapas, tornar o seu acesso público a qualquer pessoa que interessar-se.

Onde esse minicurso será ministrado? Em qual sala ou auditório?

O minicurso será realizado no II BioVertentes, nos dias 09 e 10 de abril de 2012, das 14 às 17 h, na sala 606, no Prédio I (da Unijorge Paralela), e no Laboratório de Invertebrados (no mesmo local).

Comentários