Autoridades elogiam posse de novo secretário

Com informações da assessoria de imprensa de Lídice da Mata

Diversas magnitudes dos cenários político e artístico baiano prestigiaram a assunção do ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, na Secretaria do Planejamento (Seplan). A vereadora Olívia Santana (PC do B), de Salvador, o considera “uma figura competente, e (Gabrielli) tem sensibilidade social e uma boa relação com o movimento negro e os movimentos sociais”. O ex-governador, ex-deputado e ex-ministro Waldir Pires, vívido e pleno, aspirante a um assento na Câmara Municipal soteropolitana pelo Partido dos Trabalhadores (PT), também foi unânime em enaltecer a competência e a honestidade, atributos que melhor se conectam com a postura de Gabrielli.

Já a senadora Lídice da Mata, recém-eleita líder do PSB na Câmara Alta, retribuiu ao novo secretário o anteprojeto que instituirá a Empresa de Desenvolvimento do Oeste Baiano. "A proposta é criá-la como referencial para uma discussão pública nos territórios de identidade do Oeste, com a intenção de integrar as ações do governo e criar uma interlocução direta do Governo do Estado da Bahia com os governos municipais, com as agências de desenvolvimento, as universidades, o empresariado e os trabalhadores", notificou Lídice.

"O pressuposto é criar um instrumento de unificação e aproximação do Governo com a região, que se sobrepõe à ideia de divisão do Estado", complementou, encorajando a integração da Bahia contra a criação do estado do São Francisco, ambicionado pelos separatistas.

Segundo a parlamentar, os membros de sua sigla, da qual é presidente estadual, vêm debatendo a proposta, com abrangência em 35 municípios localizados à margem esquerda do rio São Francisco, a partir da candidatura do também socialista Domingos Leonelli, atualmente titular da Secretaria do Turismo (Setur) e presidente da Empresa de Turismo da Bahia S. A. (Bahiatursa), a deputado federal, em 2010. Leonelli, que compareceu ao ato solene nesta sexta-feira (9), entretanto não conseguiu, no último pleito, voltar ao Congresso Nacional, onde ele cumpriu os mandatos parlamentares nas legislaturas 1983-1987, 1987-1991 e 1995-1999.

No segmento cultural, o inventor e presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô do Ilê, exprime sua afinidade com Gabrielli, desde o período em que este presidiu a Petrobrás. “Eu acho que ele é uma pessoa capaz, qualificada, tem qualidade para assumir a secretaria”, esclarece Vovô. A cumplicidade e a reciprocidade do líder de um dos tradicionais blocos afro-baianos, fundado em 1974, com o hoje titular da Seplan está comprovada no respaldo concedido pela Petrobrás às ações sociais profissionalizantes da agremiação, concentradas na Escola Mãe Hilda, instalada na sua sede, a Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Parabéns, Hugo,

sucesso em sua futura carreira profissional.

Abs,

Aurélio Nunes
Assessor de imprensa da senadora Lídice

12 de março de 2012