Toque africano marca Carnaval de Cláudia Leitte

Em coletiva nesta terça-feira em hotel de luxo no Centro Histórico, cantora anunciou as novidades da sua folia, cuja temática abordará a África

Com informações do Correio* 24 Horas e da Tribuna da Bahia Online

Segundo a "Negalora", apelido recebido de Brown, homenagear o continente negro neste ano foi um desejo antigo
(Foto: Rafaela Ventura/Correio*)

Carregada de novidades para o Carnaval, a cantora Cláudia Leitte concedeu a jornalistas uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (14), no hotel Pestana Convento do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. Neste ano, ela vai homenagear a África e convidar artistas de inúmeras vertentes rítmicas, inclusive as de matriz africana e até o enérgico rock.

O tributo ao continente negro, de acordo com ela, foi uma antiga aspiração que ela já poderá materializar nos circuitos momescos, inspirando-se no apelido "Negalora", retribuído pelo músico, compositor e amigo Carlinhos Brown. Além de responder às perguntas concernentes ao tema, Cláudia defendeu a revitalização da folia na avenida.

A eclética cantora, entusiasta da africanidade, revelou alguns convidados especiais que irão tocar no trio. O francês naturalizado português Lucenzo, intérprete do sucesso Vem dançar kuduro, o angolano Anselmo Ralph e o tradicional bloco Ilê Aiyê não deverão faltar nos desfiles. Mas a loura ainda injetará rock'n'roll em sua festa através da presença do vocalista do grupo Detonautas, Tico Santa Cruz.

Segundo Claudinha, o ápice do seu Carnaval conciliador e pluricultural será atingido com a participação do Ilê no domingo (19), no Bloco da Barra, que percorrerá o circuito Dodô, entre Ondina e o Farol. "Vai ser emocionante, será o ponto alto do meu Carnaval, tenho certeza. O que vai acontecer será inédito", pondera. Entre Ondina e a Barra, ela também desfilará na sexta-feira (17) e no sábado (18).

Na contramão dos carnavais anteriores, Cláudia se apresentará no Campo Grande em apenas um dia
(Foto: Rafaela Ventura/Correio*)

Emocionando foliões

Em tributo ao músico Wando, falecido na última quarta-feira (8), ela pretende tocar, dentre outros números do cancioneiro de um dos magníficos ícones românticos do Brasil, um dos seus famosos sucessos, Fogo e paixão. Para a musa, a homenagem a Wando, provavelmente, será mais especial do que emocionante.

Cláudia Leitte, neste ano, se apresentará no circuito Osmar, no Campo Grande, em um único dia, na terça-feira (21), ao contrário de carnavais anteriores, desde a época em que liderou o Babado Novo. A cantora se diz estar "louca e apaixonada" pelo local, "onde eu me sinto mais plena", porém a questão de requalificá-lo para a folia se trata de um diálogo entre os artistas, os patrocinadores e o trade turístico.

Dentre as perspectivas da "Negalora" para 2013 estão a abolição, em Salvador, das cordas durante seus desfiles, que havia sido efetuada com êxito no Pré-Caju, em Aracaju, e na Micareta de Feira de Santana, e o lançamento de um baile carnavalesco infantil, denominado "Milkaretinha". Mãe de Davi, de 3 anos, ela espera seu segundo filho, com sexo ainda não revelado.

Comentários