Margareth Menezes festeja bodas de prata

Cantora dará início às comemorações dos seus 25 anos de carreira musical em seu último ensaio desta temporada, neste domingo, na Concha Acústica do TCA, com direito a convidados especiais de todos os estilos

Com informações da assessoria de imprensa de Margareth Menezes e da Tribuna da Bahia Online

Para Margareth, satisfeita por continuar cantando após mais de duas décadas, o espetáculo sintetizará seus melhores momentos de vida artística
(Foto: Roberto Abreu/Divulgação)

Iniciando as celebrações de um quarto de século de um vitorioso, esplêndido e construtivo itinerário musical, a cantora e compositora Margareth Menezes fará um megaespetáculo neste domingo (12), a partir das 18 h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande. O show, intitulado Afropop Especial 25 Anos de Carreira, será o sexto e último ensaio de Margareth para este verão, que receberá convidados também especiais.

Cantores consagrados, como Gilberto Gil, Daniela Mercury, Elba Ramalho e Paula Lima, e representantes de blocos de matriz afro, como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê, participarão do show pré-carnavalesco, já que ele demonstrará uma oportunidade comemorativa coletiva do jubileu de prata da carreira da artista na música entre alguns amigos e parceiros do seu universo.

“Será uma comemoração em tom de agradecimento por tudo que consegui construir artisticamente. Sou muito feliz por completar 25 anos cantando, que é o que mais amo fazer”, felicita a eletrizante cantora soteropolitana de 49 anos, filha ilustre do bairro da Ribeira, na Cidade Baixa, também conhecida por seu apelido Maga.

Os ensaios Afropop, somente nesta temporada, totalizam até agora cinco concertos realizados na Bahia e no Rio de Janeiro. Foram duas noites no Armazém Vilas, em Lauro de Freitas (24 de novembro e 22 de dezembro de 2011), uma na Ribeira, em Salvador (19 de janeiro), e duas na casa noturna Lapa 40º Sinuca e Gafieira (12 de janeiro e 9 de fevereiro), no famoso reduto boêmio do centro carioca, cujo proprietário é o diretor artístico e coreógrafo Carlinhos de Jesus.

Nessas ocasiões, Margareth Menezes recepcionou, na Bahia, a banda de axé Jammil e Uma Noites, liderada pelo novo vocalista Levi Lima e pelo baixista Manno Góes, e os cantores Jau, Denny Silva, da Timbalada, Toni Garrido, da banda carioca de reggae Cidade Negra, Márcio Victor, do grupo de pagode Psirico, Luiz Melodia e Dudu Nobre. Além disso, Maga ciceroneou outras vozes femininas, Fernanda Abreu e Zélia Duncan, no Rio.

A cantora acumula atualmente 21 turnês pelo mundo e 14 álbuns
(Foto: Roberto Abreu/Divulgação)

Das cenas à canção

A jovem promissora Margareth, que havia estreado no teatro amador em 1985, acabou ingressando na música. Isso aconteceu de fato em março de 1987, quando interpretou seu primeiro registro em disco, Faraó, divindade do Egito, a convite e ao lado de Djalma Oliveira. Composta por Luciano Gomes, responsável anos depois pelo primeiro sucesso solo de Daniela (Swing da cor, 1991), a canção, primeiro samba-reggae brasileiro, alcançou vendagem superior a 100 mil cópias.

Passados 25 anos, Maga acumula 21 excursões internacionais por todos os continentes e 14 álbuns – o LP single Faraó (1987), Margareth Menezes (1988), Um canto pra subir (1990), Elegibô (1991, lançado apenas no exterior), Kindala (1991), Luz dourada (1993), Gente de festa (1995), Maga Afropop brasileiro (2002), Tete a tete (2003), Ao vivo no Festival de Verão Salvador (2004, CD e DVD), Pra você (2005), Brasileira (2006, CD e DVD), Naturalmente (2008) e o mais recente, Naturalmente acústico (2010, CD e DVD).

Além de terminar o ciclo de ensaios de verão, o show Afropop Especial 25 Anos de Carreira marcará a quinquagésima apresentação de Margareth em todos os palcos do Teatro Castro Alves: a Sala Principal, a Sala do Coro e a Concha Acústica. O TCA, conforme a cantora, “é um lugar importante para a cultura baiana. Na Concha Acústica, por exemplo, gravei dois de meus CDs”, afirma, em referência aos álbuns Tete a tete e Brasileira.

Assumindo suas raízes

O Movimento Afropop Brasileiro surgiu da necessidade de fundir, no âmbito musical, os elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop, pelo fato de a artista ser fiel à sua ancestralidade. Criado em 2005, ele expressa, festeja, fortalece e consolida a genuína cultura herdada de nossos antepassados. Margareth Menezes ouvira o termo Afropop pela primeira vez durante a turnê internacional em parceria com o músico estadunidense David Byrne, ex-líder do grupo Talking Heads, em 1991.

Desde a fundação do movimento, dezenas de artistas e blocos afro se solidarizam com ele, como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Roberto Mendes, Arnaldo Antunes, Mariene de Castro, Virgínia Rodrigues, Lazzo, Olodum, Ilê Aiyê e outros. “O Afropop é um movimento que promove a beleza e a riqueza ancestral junto à contemporaneidade e que acolhe todos que acreditam na igualdade de direitos. É o abraço entre o tambor e o computador”, exalta Margareth.

Realizado pela Estrela do Mar Produções, que administra a trajetória da cantora, o Afropop Especial 25 Anos de Carreira conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Empresa de Turismo da Bahia S.A. (Bahiatursa), da Rede Bahia, da revista Contigo!, publicação da Editora Abril centrada nas celebridades, e dos Arteiros. Os ingressos estão sendo comercializados por R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).

Comentários