Vem aí a 10ª Mostra de Projetos UNIJORGE

No dia 1º de dezembro, alunos e professores da instituição terão a oportunidade de conferir seus trabalhos

Hugo Gonçalves - Estudante do 6º Semestre de Jornalismo da UNIJORGE

Matéria publicada na quinta página do jornal Casulo, publicação interna institucional do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), nº 68, novembro de 2011

Com a proposta de exibir os trabalhos executados durante o período letivo, a UNIJORGE realizará, no dia 1º de dezembro, no Campus Paralela, a 10ª Mostra de Projetos. O evento semestral será uma grande oportunidade de os alunos e professores prestigiarem os materiais produzidos por eles para ampliar e aprimorar sua capacidade de conhecimento.

“É, justamente, uma forma de mostrar o potencial dos alunos às comunidades acadêmica e civil, porque a mostra é aberta ao público”, esclarece a professora Carina Silveira, dos cursos de Design. A docente percebe a importância na dimensão do evento por combinar, em um único dia, a possibilidade expositiva dos projetos assinados pelo corpo discente e orientados pelos professores.

Os cursos de Saúde também estão envolvidos na iniciativa. O 2º e o 3º Semestres de Fonoaudiologia, por exemplo, apresentarão materiais diversos, como um álbum do método das boquinhas, no qual serão mostradas as figuras das bocas de acordo com a produção dos fonemas, além de análises sobre as doenças neurodegenerativas, a estrutura dos nervos cranianos e o desenvolvimento da linguagem da criança.

Segundo a estudante de Fonoaudiologia Priscilla Gil Braz, os objetos de pesquisa foram consultados na biblioteca central da UNIJORGE, no Instituto Multidisciplinar de Assistência à Saúde (IMAS) e na internet. “A gente faz muitas pesquisas, principalmente nos livros, na interação dos grupos e na vivência com os casos clínicos”, relata Priscilla, que está cursando o 3º Semestre.

A professora Milena Medrado, de Fisioterapia, está orientando um projeto interdisciplinar que consiste na execução de um plano de negócios. Para Milena, a metodologia elaborada por alunos do 7º Semestre, sob a supervisão da docente, objetiva planejar a construção de clínicas de fisioterapia.

A instalação de uma clínica de urogineco-obstetrícia, área da Fisioterapia que atua nas disfunções sexuais e no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, é o tema do projeto do grupo da estudante Lorena Andrade, do 7º Semestre. Conforme explica Lorena, a especialidade se trata de “uma visão nova de uma área pouco conhecida de atuação do fisioterapeuta”.

Dentro da 10ª Mostra de Projetos, haverá espaço para a fotografia, com a exposição Ponto de Vista, organizada pelos cursos de Design, Fotografia e Comunicação Social, na qual serão mostradas imagens de uma Salvador capturada por ângulos inusitados. O professor Cláudio Colavolpe explica que as atividades “estimulam a prática fotográfica e o aprendizado direto, fazendo com que os alunos tenham uma vivência real dentro de uma disciplina que é extremamente importante para seus respectivos cursos”.

5º UNIJORGE na Moda

Os alunos de Design Gráfico irão expor os trabalhos interdisciplinares de embalagens, sinalização, cartazes e agendas, ao passo que os de Design de Moda apresentarão as peças de vestuário. De acordo com a professora Carina Silveira, o ápice desse último curso é o evento semestral UNIJORGE na Moda, que tem servido de laboratório para os alunos do 4º Semestre apresentarem as novas tendências do ramo.

Carina salienta ainda que o desfile acontece desde a sua primeira edição, em 2009. “A partir dos alunos e do público, ele vem crescendo a cada semestre, e eu acredito que hoje o desfile ganhou uma marca própria e é esperado por todos”, almeja. Neste período, o 5º UNIJORGE na Moda será realizado no mesmo dia da Mostra de Projetos, 1º de dezembro, na quadra de esportes do Colégio Villa Lobos.

Para este período, o tema do evento será Jogos Tradicionais, trazendo para a passarela todos os jogos esquecidos em tempos atuais. Foi delimitado, portanto, um recorte, intitulado “Relicário: Lembrando Jogos, Vivendo a Moda”, alusão aos sentimentos e comportamentos nostálgicos, consequentes desses jogos. Além do desfile, os espectadores poderão assistir a encenações de brincadeiras, conferir exposições e outras atividades ligadas ao tema.

Comentários