Sabor & Saber da Unijorge

Vídeo curto, portanto destinado à web, produzido pelos estudantes do 6º Semestre de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) Carole Lago, eu, Laís Amorim e Lorenlai Caribé, tendo como orientador o professor Alberto Oliveira, docente da disciplina Jornalismo Online e Produção de Novos Conteúdos.

Este produto audiovisual consiste em uma matéria jornalística, de foco acadêmico, com duração de 2 minutos e 10 segundos, acerca do recém-inaugurado restaurante-escola Sabor e Saber, iniciativa do Curso Superior de Tecnologia (CST) de Gastronomia da Unijorge, cujos pratos são preparados por seus próprios alunos, divididos em duas equipes com seis cada.

Como ângulo, abordamos o preparo de uma refeição servida no estabelecimento gastronômico, que funciona na praça de alimentação do Prédio 1 do Campus Paralela da instituição de ensino superior, nos turnos matutino e vespertino. Neste caso, a matéria mostra o passo a passo de uma deliciosa bisteca, acompanhada de arroz e farofa, assinada por um dos coordenadores, o chefe de cozinha e professor Rafael Zacarias Vieira.

No final da matéria, o professor Marcos Bonadie, outro coordenador do Sabor & Saber, explica o sucesso do apoio do corpo docente recebido aos alunos nos poucos dias posteriores à inauguração do restaurante-escola. Todas as cenas que sistematizam este vídeo foram gravadas por Carole, Laís e Lorenlai usando um equipamento iTouch. A concepção do roteiro foi atribuída a mim. Carole também teve a preciosa tarefa de narrá-lo.

Durante a maior parcela das imagens da preparação do prato, o fundo musical nelas sobreposto é um trecho da canção Company sin, do conjunto australiano The John Butler Trio, um dos proeminentes astros da surf music internacional na atualidade.

Ficha técnica

Roteiro: Hugo Gonçalves

Imagens: Carole Lago, Laís Amorim e Lorenlai Caribé

Narração: Carole Lago

Edição: Carole Lago e Laís Amorim

Finalização: Laís Amorim

Observação: A divisão de tarefas não aparece nos créditos finais. Neles constam somente a relação dos componentes em ordem alfabética.

A seguir, assistam a íntegra da matéria em questão, cuja finalização levou menos de dois dias, e a transcrição do seu texto. Também acompanhem a leitura do texto que segue logo depois do vídeo, ouvindo com atenção as suas locuções.



Carole Lago (off 1) – O Restaurante-Escola Sabor & Saber é uma iniciativa do curso de Gastronomia da Unijorge. Este é o espaço onde os estudantes vivenciam na prática o funcionamento de uma cozinha profissional, como o preparo desta bisteca, servida com arroz e farofa.

Rafael Zacarias (chefe de cozinha) – Bisteca, suco de acerola, OK, saindo agora. Bisteca, suco de laranja, saindo agora. E bisteca bem passada.

Carole Lago (off 2) – Marcos Bonadie, coordenador do curso de Gastronomia, fala um pouco sobre a iniciativa da implementação do restaurante.

Marcos Bonadie (coordenador) – A gente procurava, temos cerca de dois dias apenas, e estamos num momento muito legal. A gente está apoiando aqui os alunos do curso de Gastronomia, que estão na cozinha e fazendo sucesso. Na verdade, funcionamos no horário do almoço e outro no jantar. A gente já tem opções que atendem aqui ao público da faculdade.

Serviço - Restaurante-Escola Sabor e Saber

Endereço: Unijorge - Avenida Luiz Viana Filho, 6775 - Campus Paralela, Prédio 1, Nível 4, praça de alimentação

Horário de funcionamento: Segundas a sextas-feiras, das 11 às 15 h e das 17 h às 21:30; sábados, das 11 às 13 h.

Comentários