Povo baiano prestigia mandato de Emiliano José

Em sua plenária de encerramento deste ano, deputado federal do PT mobilizou centenas de populares vindos da capital e do interior no auditório da UPB, no Centro Administrativo

Da esquerda para a direita: Jorge Gonçalves, Idalina, Waldir, Emiliano, Vânia Galvão, Antônio Gomes e Penildon Silva Filho
O último encontro de 2011, conduzido pelo deputado, reuniu multidões de todo o estado
(Foto: Divulgação)

Centenas de militantes, políticos, trabalhadores, líderes sindicais, líderes comunitários, dirigentes de entidades representativas, amigos e simpatizantes do deputado federal Emiliano José (PT-BA), provenientes de várias regiões baianas, lotaram, na manhã deste sábado (10), o Auditório Prefeito Lomanto Júnior da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (Cab), para prestigiar a última plenária estadual do mandato do congressista de 2011.

A mesa da sessão foi composta, além do parlamentar, pelo ex-governador, ex-deputado e ex-ministro Waldir Pires; pelos vereadores Vânia Galvão, de Salvador; Idalina Gonçalves, de Urandi, no Sudoeste; Antônio Gomes, de Itamaraju, no Extremo Sul; e Jorge Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Serrinha; pelo ex-diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira e secretário de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista, professor Penildon Silva Filho; e pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, todos correligionários do anfitrião.

Embora esteja programada para iniciar pontualmente às 9 h, a plenária começou com uma hora de atraso devido à chegada de comitivas do interior. Nos instantes que precederam os discursos, foram exibidos o emocionante documentário Mano Emiliano, em homenagem ao deputado, e um vídeo publicitário institucional do Partido dos Trabalhadores (PT), cujo eixo temático era a mobilização e o engajamento popular na esperança de um Brasil mais decente.

Waldir, com quem Emiliano José mantém uma amizade de longa data, é considerado, nos dizeres do anfitrião, "mestre, companheiro e liderança". O parlamentar, também jornalista, escritor e professor, compreendeu a importância do significado das plenárias petistas como um simbolismo extraordinário.

Segundo ele, o mandato encontra-se diretamente vinculado às aspirações democráticas e libertárias. "O mandato não é algo que dependa da performance individual do mandatário; isso depende do povo", salienta. Em menos de um ano de mandato, o petista proferiu, na legislatura vigente, 118 pronunciamentos. "Quando é que nós estamos? Em que mundo o mandato está?", questiona.

No Parlasul

Na sexta-feira passada (2), em Montevidéu, capital do Uruguai, Emiliano tomou posse como membro de uma bancada de 37 parlamentares da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), sendo o único representante eleito pelo estado da Bahia a integrá-lo.

O deputado discutiu o problema das crises econômicas europeia e estadunidense, que têm como gênese as mesmas receitas neoliberais. "Nós não temos lições a receber dos Estados Unidos e da Europa", afirma. Quanto à América Latina, o continente vive hoje um momento singular da sua história, com governos reformistas, progressistas ou de esquerda, preocupados em "distribuir renda, gerar empregos e melhorar a vida dos povos". Dentre os países latino-americanos, o Brasil está vivenciando uma conjuntura rica e extraordinária de sua existência.

"Ainda há léguas a percorrer e enfrentar os desafios sociais que nós temos", diz Emiliano, que cogitou na plenária uma possível reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e também uma virtual recondução do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto. Conforme o parlamentar, o Estado brasileiro possui o dom de conter cotidianamente os escândalos de corrupção.

PT em números

Emiliano José frisa que o PT detém atualmente 90 dos 513 deputados federais e, em âmbito baiano, 14 dos 63 deputados estaduais e 81 dos 417 prefeitos. Para contribuir decisivamente na reeleição de Dilma e na constituição de uma maioria governista no Congresso Nacional, é necessário alargar o horizonte político da legenda. "Cada canto da Bahia tem companheiros que estão fazendo isso", pondera o deputado.

Dois exemplos fantásticos de gestões petistas foram citados pelo anfitrião: Vitória da Conquista, cuja bem-sucedida continuidade do partido no poder local há 15 anos gerou expressivo dinamismo social, sobretudo nas áreas de educação e saúde, e a pequena cidade de Pintadas, onde o PT está no quarto mandato consecutivo. No caso de Conquista, o condutor da plenária acredita na provável renovação do mandato do atual prefeito Guilherme Menezes.

"Todo mundo tem que se dedicar a elaborar um projeto, um plano de voo, para administração", declara. Para Emiliano, é preciso fazer da política um instrumento viável para os sonhos de mudanças na vida das pessoas.

Vitória surpreendente

Segundo orador da plenária, Waldir Pires, discursando com lucidez e brandura, ressalta que a candidatura do seu amigo no pleito de 2010, por ser "uma coisa indispensável para a Bahia e o Brasil", resultou em uma vitória surpreendente e afirmativa. O ex-governador (1987-1989) qualifica Emiliano como um dos deputados mais influentes e honestos no cenário nacional. "A minha geração é uma geração inteira, antes de Emiliano, mas ele é o símbolo desta sucessão", observa Waldir.

A política, de acordo com ele, consiste em poder transformar a sociedade e o mundo utilizando-se de diálogos e construir um caminho de solidariedade. Durante muito tempo, o poder da humanidade era praticamente físico, e a tarefa da mulher surgiu para perpetuá-lo. "A tranquilidade com que a mulher conversa é infinitamente superior que a do homem", filosofa o político, com seus 85 anos bem dispostos.

Waldir ainda recordou, no auditório, duas situações emblemáticas de sua trajetória. Quando era ministro da Previdência, no governo do hoje senador José Sarney (PMDB), a pasta encerrou o exercício de 1985 com um superávit de Cr$ 2 trilhões no caixa. Como titular da Controladoria-Geral da União e do Ministério do Controle e da Transparência, já com Lula no poder, ele colaborou na implantação de um aparelhamento eficaz no combate à corrupção.

Então deputado federal pelo PSDB e postulante da legenda a uma vaga no Senado, Waldir estava junto com Lula em Ibotirama, no Oeste do estado. Era 2 de julho de 1994, Dia da Independência da Bahia, e Lula detinha 44% das intenções de voto. Mas, dois meses depois, o líder petista encolheu nas pesquisas de opinião pelos fatores positivos do Plano Real, que alavancou facilmente a ascensão de seu mentor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), à Presidência da República no primeiro turno.

O prefeito de Camaçari e presidente da UPB, Luiz Caetano (PT), considerou o ex-governador e ex-ministro como um "patrimônio" e vem acompanhando o mandato de Emiliano, que qualifica o povo baiano. "O nosso partido consegue capitalizar o que nós estamos fazendo", persuade Caetano, o mais aclamado entre todos os oradores do encontro.

Dentre os benefícios conquistados pelos sucessivos governos do PT no Nordeste, segundo o gestor do município da Grande Salvador, estão o crescimento da classe média e do poder aquisitivo da população. Com o intuito de dar sustentabilidade e consistência a esse projeto, o partido deve eleger no mínimo 1 vereador por município. "É preciso ganhar e vencer a diferença. É preciso ganhar e vencer a transformação em cada canto", certifica.

Sorteio de livro

No final da plenária, Carlos Marighella Filho foi convidado por Emiliano José para integrar a mesa. O filho do ilustre líder revolucionário baiano e herói do povo brasileiro, assassinado covardemente pela ditadura em 4 de novembro de 1969 na cidade de São Paulo, comandou o sorteio de 20 exemplares do livro Carlos Marighella: o inimigo número um da ditadura militar, escrito pelo deputado em 2004. A obra, publicada pela editora paulistana Casa Amarela, está em sua quarta edição.

"Ele (Carlos Marighella) dedicou a sua vida à perspectiva de libertar o Brasil", sintetiza Marighella Filho, que exerceu uma legislatura na Assembleia Legislativa da Bahia pelo PMDB, entre 1983 e 1987. A luta de Marighella, um "grande brasileiro", serve para inspirar o espírito da juventude, além de mobilizar a sociedade por seus ideais. "Emiliano honra a trajetória dos companheiros da velha guarda, e é uma expressão da família que luta pelo resgate da história de Marighella", profere o herdeiro do ícone comunista.

Os exemplares da biografia do líder revolucionário, que neste ano faria 100 anos, foram autografados pelo anfitrião logo após serem sorteados. Pré-candidato petista à Prefeitura de Salvador no próximo pleito, Nelson Pelegrino chegou ao auditório nos instantes finais. O deputado federal, coordenador da bancada baiana na Câmara, foi recepcionado por populares e se encontrou brevemente com seu aguerrido colega de plenário.

Comentários