Gostinho suavemente mineiro

Vendas de guloseimas fabricadas em Minas vêm modificando o circuito alimentar da vizinha e amiga Bahia

A volumosa comercialização de gêneros alimentícios, bebidas alcoólicas e artefatos procedentes de Minas Gerais é uma coqueluche que vem se proliferando em todo o país. O estado, limítrofe com os baianos e notório por sua inigualável vocação e variedade gastronômica, mantém vínculos amistosos e culturais com o hospitaleiro povo da nossa terra.

Procurar uma casa do ramo na Bahia, sem necessitar se deslocar para o vizinho e pacato torrão, não tem complicação. Uma delas, o Empório Delícias de Minas, aberto há três meses num imóvel térreo da Boca do Rio e decorado com panelas de cobre e alambique, oferece um sortimento de doces, biscoitos, queijos, vinhos, cachaças e licores, em grande parte fabricados artesanalmente na unidade federativa inclusa no nome do estabelecimento.

O comerciante soteropolitano Marcus Figueiredo, dono do empório, conta a justificativa do seu surgimento, tendo as incursões pelo território mineiro como ponto crucial. “Diante de algumas viagens pelo interior de Minas e degustando sua culinária, tivemos a ideia de oferecer a nós, baianos, outro tipo de especialidade”, frisa.

“Eu trabalhava com doces de origem mineira há um tempo, e só agora conseguimos pôr em prática a nossa atividade, buscando sempre novidades para propor aos nossos clientes”, afirma Marcus, que compartilha a participação societária da loja com sua esposa e conterrânea Richele Borges.

Leque de paladares

No amplo rol das mercadorias disponibilizadas pelos clientes estão, conforme observa Marcus, doces de leite cremosos e em barra, doces de coco cremosos, cocadas, ambrosia, goiabada cascão, brigadeiro, casadinho, beijinho, cajuzinho, balas de leite de diversos sabores, biscoitos caseiros doces e salgados, queijos, cachaça de alambique e licores. Há também coco verde e um produto inédito, o vinho de caju, exclusividade da casa.

Segundo o proprietário do Empório Delícias de Minas, os produtos chegam à empresa por intermédio de fornecedores e amigos mineiros. Embora sejam microempreendedores, Marcus e Richele não obtiveram nenhum subsídio ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A pretensão do casal de comerciantes é que o catálogo de opções da loja seja incrementado em ritmo paulatino. Serão vendidos em breve embutidos, ovos de codorna em conserva, acrescentados a dois diferenciais, os quadros artísticos e as peças de artesanato confeccionadas em madeira. “A gente ainda está negociando com alguns fornecedores”, diz Richele.

Serviço

Loja: Empório Delícias de Minas

Endereço: Rua Simões Filho, 141, Boca do Rio

Telefones: (71) 3491-2959 / (71) 8766-3551 / (71) 8800-0468

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Essa loja atualmente nem existe mais. Isso eu reparei hoje de manhã, após retornar da faculdade, quando eu vi uma placa com a frase "ALUGO LOJA" afixada na porta do imóvel onde o estabelecimento funcionava.