Encontro aborda temas da Copa em Salvador

Tendo a inclusão social como foco, o III Fórum Bahia Copa 2014 será promovido na próxima segunda-feira em hotel de Stella Maris, objetivando aprofundar as discussões inerentes ao torneio de futebol na Bahia

Com informações da assessoria de comunicação da Secopa

Logomarca do III Fórum Bahia Copa 2014

Portadores de deficiência e idosos ambicionam expandir seu espaço privilegiado durante a Copa do Mundo de 2014, que está sendo organizada em território brasileiro após 1950, tendo Salvador como uma das cidades-sede contempladas. A inclusão, especificamente para essas parcelas da população, foi escolhida, portanto, como abordagem do III Fórum Bahia Copa 2014, cujo mote - Por uma Copa inclusiva - preconiza a necessidade de inserção social no período do campeonato.

O encontro, neste ano, acontecerá na próxima segunda-feira (11), no auditório do Gran Hotel Stella Maris, das 8 às 18 h. Representantes governamentais das esferas federal, estadual e municipal, autoridades e membros da sociedade civil, entre outros, terão assento reservado para a ocasião, que além da acessibilidade, serão debatidas temáticas importantes como economia criativa e solidária, relação da TV e imprensa em grandes eventos internacionais, estratégias de branding e a experiência dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Concebido e organizado pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), o III Fórum Bahia Copa 2014 tem como objetivo central promover a discussão permanente dos temas vinculados à maior competição de futebol do planeta na Bahia. Nessa perspectiva, serão apresentados um balanço das ações realizadas pelo governo do estado e pela prefeitura de Salvador e as melhores práticas nacionais e internacionais na organização de megaeventos esportivos.

Também entrarão na pauta do dia a divulgação de ações e projetos prioritários, previamente definidos para o Programa Copa 2014 na Bahia, através do Plano Diretor, bem como a dos novos projetos e ações, incorporados à versão original do programa especial; o êxito de alguns países em Copas do Mundo e Olimpíadas; e a reflexão sobre as questões de inclusão social e acessibilidade nesses eventos, propondo consolidar um Mundial mais inclusivo.

De cunho participativo

A fim de congregar segmentos heterogêneos da sociedade, 13 palestrantes brasileiros e estrangeiros estarão presentes nas dez horas de debate. Dentre eles estão o ex-ministro do Esporte do Reino Unido, Richard Caborn, que irá conduzir a palestra "A experiência de organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012", o músico e ex-baterista do grupo de rock O Rappa, Marcelo Yuka, num painel específico no que tange à acessibilidade, os jornalistas esportivos Jorge Luiz Rodrigues e Paulo Vinícius Coelho, e o gestor do Escritório Municipal da Copa e assessor de Relações Internacionais da prefeitura, Leonel Leal.

Baseando-se no tema inclusão, será realizado um fórum diferente das duas edições anteriores, ocorridas em 2009 e em 2010, com 4 painéis temáticos e 3 palestras em seu conteúdo programático. No que se refere ao receptivo, o encontro terá cadeirantes e idosos na plateia, tradução para deficientes auditivos e de fala, folders impressos em alfabeto braile e piso tátil que se estenderá da entrada do hotel até o auditório.

É esperado para esta segunda-feira um contingente de 700 participantes no público-alvo, incluindo representantes das instâncias governamentais federal, estadual e municipal de Salvador; de empresas do ramo esportivo; de patrocínio; de eventos; de instituições sociais e educativas; de bancos de fomento; investidores; técnicos e especialistas da área esportiva de alta performance, educacional e de participação; coordenadores das 12 sedes e potenciais sub-sedes da Copa de 2014; atletas e profissionais da imprensa.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secopa, o III Fórum Bahia Copa 2014 será um evento democrático que proporcionará todas as condições necessárias para expor propostas, intercambiar experiências e assegurar as articulações entre os governos e os diversos entes econômicos e sociais atuantes na Região Metropolitana de Salvador e nos demais polos turísticos baianos.

Serviço

Evento: III Fórum Bahia Copa 2014

Data e horário: 12/12 (segunda-feira), das 8 às 18 h

Local: Gran Hotel Stella Maris - Praça de Stella Maris, 200, Stella Maris

Atenção: Inscrições encerradas

Programação

7:30 - Abertura para credenciamento com Welcome Coffee Break

8:30 - Abertura

9 h - Painel "Balanço e perspectivas do Programa Copa 2014 na Bahia"

10 h - Painel "Acessibilidade na Copa: Superando barreiras"

11:30 - Painel "Projetos municipais para a Copa 2014"

12:30 - Almoço

13:30 - Palestra "A experiência de organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012"

14:45 - Painel "Relação com TV e imprensa em grandes eventos internacionais"

16 h - Coffee Break

16:15 - Palestra "Economia Criativa e Solidária: Um novo fomento à exportação cultural"

17 h - Palestra "Estratégias de branding: Como posicionar sua marca neste novo cenário esportivo"

19 h - Show de encerramento

Palestrantes

Ângela Carneiro da Cunha - Arquiteta e urbanista

Fábio Laudísio - Gerente de Esportes e Eventos da Agência Fifa (conta Sony) e gerente de marketing da Sony para as ações da Copa do Mundo 2014

Hélio Viana - Ex-secretário-executivo do Ministério dos Esportes (1995 a 1998)

Jorge Luiz Rodrigues - Jornalista dos canais Premiere Futebol Clube e PFC Internacional, ambos da Globosat

Lauro Ramos - Diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Leonel Leal - Gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da Fifa 2014 (Ecopa) e assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador

Marcelo Yuka - Músico, ex-baterista do grupo O Rappa

Maurício Magalhães - Sócio-presidente da Agência Tudo

Mike de Vries (Alemanha) - Consultor internacional para as Copas de 2006 e 2010

Ney Campello - Secretário Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014

Paulo Vinícius Coelho - Comentarista esportivo do canal ESPN Brasil e colunista do jornal O Estado de S. Paulo

Regina Cohen - Arquiteta

Richard Caborn (Reino Unido) - Ex-ministro do Esporte do Reino Unido

Comentários