5º UNIJORGE na Moda faz o público reviver a infância

Sentimentos nostálgicos que remetem aos tempos de criança foram trazidos para a passarela da quadra do Colégio Villa Lobos, onde também apresentou as novidades para a alta estação

Hugo Gonçalves – Estudante do 6º Semestre de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Todo o universo das brincadeiras e dos jogos infanto-juvenis tradicionais esquecidos em tempos de globalização e de novas tecnologias foi rememorado na quinta edição do UNIJORGE na Moda, promovido pelos alunos do 4º Semestre do Curso Superior de Tecnologia (CST) de Design de Moda da instituição. Ao contrário dos semestres anteriores, o desfile ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, na quadra de esportes do Colégio Villa Lobos, anexo ao Campus Paralela do centro universitário.

O UNIJORGE na Moda tem o propósito de potencializar a formação acadêmica do corpo discente, associando-a à sua qualificação e inserção no mercado de trabalho e às atividades práticas cotidianas do profissional de moda. Além disso, põe em evidência a qualidade dos profissionais graduados e suas produções, o empreendedorismo, a bagagem cultural, suas competências e habilidades e seu comprometimento, visando o lançamento de novos talentos baianos do ramo.

Um público estimado em aproximadamente 300 espectadores compareceu ao evento interdisciplinar semestral. A coordenadora dos cursos de Design da UNIJORGE, Suzana de Almeida, justifica que o desfile de moda foi transferido para a quadra do Villa Lobos em razão do conforto e de uma melhor estrutura de acomodação. "O evento tem aumentado de público a cada semestre, pois o número de pessoas não comportava nos prédios 1 e 2 (da UNIJORGE Paralela)", justifica Suzana.

Na opinião da coordenadora, a iniciativa, que desde a sua primeira edição, em 2009, tem servido de laboratório para eles próprios apresentarem suas tendências inovadoras ao mercado, bem como à comunidade acadêmica, foi considerada um sucesso, "com destaque especial para as coleções dos alunos".

As peças de vestuário apresentadas pelos 23 modelos - 21 homens e mulheres e duas adolescentes - foram elaboradas sob a orientação da professora Carina Silveira, a começar pelo viés teórico aplicado aos alunos. "Eles aprenderam a escrever o projeto de um evento desde a captação de recursos, a estrutura, a promoção, a produção de cabelo e maquiagem e a execução. No final da disciplina, colocam a teoria em prática através do desfile", elucida a docente, principal idealizadora do evento.

De volta ao passado

O tema, "Relicário: Lembrando Jogos, Vivendo a Moda", tinha como intenção trazer para a passarela uma atmosfera de nostalgia de uma época em que a vivência do exercício lúdico era mais próxima do ser humano, conforme declara a estudante Elizângela Almeida. "Havia mais integração, a brincadeira era mais presencial. Não que a tecnologia seja ruim, mas ela faz com que não haja contato", explica Elizângela, uma das integrantes da equipe de casting, responsável por preparar modelos e organizar as roupas para a passarela.

Com referências extraídas de elementos meramente infanto-juvenis, como alguns jogos e brinquedos (amarelinha, peteca, dado, cavalinho, pipa e pião), a decoração, inspirada na temática, mereceu ênfase no 5º UNIJORGE na Moda. "A gente pegou coisas que lembram a infância, com cores bem fortes", explica a estudante Nayara de Carvalho, que colaborou na produção.

Mestre de cerimônias, a estudante Misna Magalhães deu início ao evento, com duas sinceras adolescentes desfilando no tapete vermelho montado na quadra ao som da versão instrumental da cantiga de roda Se essa rua fosse minha. Segundo a estudante Thaís Nogueira, esta música, assim como todas as outras que foram executadas no desenrolar do desfile, foram especialmente adaptadas para a oportunidade em versões instrumentais e remixadas.

O músico, cantor e compositor Tom Black, vice-campeão da temporada 2010 do reality show Ídolos, da TV Record, animou a plateia nos intervalos. No repertório, autenticamente nostálgico, o baiano entoou canções que marcaram diferentes gerações, como Manuel, funk que revelou o então adolescente carioca Ed Motta em 1988, e dois clássicos da década de 1970: Fio Maravilha (1972), de Jorge Ben, e A lua e eu (1975), de Cassiano, um dos ícones do soul music brasileiro, ao lado de Tim Maia (1942-1998) e Hyldon.

"É uma honra estar participando de um grande evento, bem organizado, com credibilidade", orgulha-se Tom Black, referindo-se à sua participação no 5º UNIJORGE na Moda. Para o cantor, que se mudou para o Rio de Janeiro devido à multiplicidade cultural existente na Cidade Maravilhosa, "a Bahia tem uma diversidade musical, mas é meio limitada no segmento black music."

Novas coleções

Dois futuros estilistas, ambos estudantes do 4º Semestre de Design de Moda, apresentaram na passarela suas respectivas coleções de vestimentas, visando ao período primavera/verão 2011/2012. Retratando com fidelidade o panorama da infância, a coleção "Intuição", concebida por Rosimeire Ferreira, proprietária da grife DR Fashion Design, tem como atributos os cortes despojados, as estampas liberty, com flores pequenas, e as tonalidades pastéis e nudes (beges) com pinceladas de azul, rosa, verde e amarelo.

Finalizando o 5º UNIJORGE na Moda, Jardel Abade lançou "Escultura Moderna", baseada nas tradições de Atenas e nas silhuetas da estilista grega Madame Grès. Os modelos que usaram peças de vestuário dessa coleção se desfilaram ao som da versão instrumental eletrônica de Atirei o pau no gato e do remix de Escravos de Jó. Em seguida, Tom Black mandou bem no bis de Manuel enquanto todos os membros da equipe de produção dançaram sobre a passarela montada na quadra do Colégio Villa Lobos.

A grande surpresa do evento de moda foram as lembrancinhas, distribuídas para os convidados na forma de kit de costura, conforme pontua a estudante Lara Patrícia, líder da equipe de promoção do desfile. "Levantamos alguns patrocinadores, divulgamos o UNIJORGE na Moda com um blog e tentamos organizar uma lista de convidados seletos", observa Lara.

Disponível em: http://www.unijorge.edu.br/noticia_exibir.asp?cod=804. Acesso em: 5 dez. 2011.

Comentários