Lula é hospitalizado com câncer na laringe

Médicos diagnosticaram hoje tumor em ex-presidente, que passará por tratamentos na próxima semana

Com informações dos portais UOL e O Globo.com

Para tratar um câncer na laringe, diagnosticado neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciará, nos próximos dias, sessões de quimioterapia e radioterapia, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, às 11 h, horário de Brasília.

O tumor maligno foi detectado após Lula ser submetido a exames ontem e hoje. Segundo o boletim, ele “encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”. A equipe médica que o acompanha deu preferência à quimioterapia para a manutenção das funções da laringe.

Um dos membros da equipe, o oncologista Artur Katz, declarou que as condições de saúde do ex-presidente são perfeitas, e que o tumor se desenvolveu em tamanho “não muito grande”. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", explicou o médico ao portal UOL.

Tumor está associado ao fumo

Nas palavras de Katz, o tabagismo é um dos principais fatores do desenvolvimento do câncer na laringe. Entretanto, o surgimento do tumor de Lula, ex-fumante, descoberto na porção superior das cordas vocais após dois diagnósticos no Sírio-Libanês, até agora não foi elucidado pelos médicos.

A doença, que está em sua fase inicial, tem maiores chances de atingir a cura, conforme explica o oncologista. O ex-presidente deixou o hospital por cerca das 20 h, e retornou para São Bernardo do Campo, no ABC paulista, cidade onde ele reside.

Comentários