Palestra abre projeto interdisciplinar sobre homofobia

Ministrado pelo jornalista e deputado federal Jean Wyllys, evento esclarecerá o assunto atrelado à política amanhã, na Unijorge, onde foi professor

Jean Wyllys volta à Unijorge após sua posse no Congresso
(Foto: Cristina Gallo/Agência Senado)

Com o objetivo de questionar a homofobia e mobilizar a comunidade acadêmica acerca da participação do universo que envolve gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e travestis (LGBTTs) na sociedade, o jornalista, escritor e professor baiano Jean Wyllys, deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) do Rio de Janeiro, realizará nesta segunda-feira (5), às 9 h, no Auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), a palestra “A política brasileira e o movimento LGBTT”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, não havendo necessidade de inscrição.

Idealizada pela coordenadora dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual – da instituição, professora Patrícia Barros Moraes, e pelos professores Sílvio Benevides e Max Bittencourt, a palestra será a atividade introdutória para a execução, pelos alunos dos cursos mencionados, dos exercícios pertinentes ao projeto interdisciplinar deste semestre, cujo eixo temático é a homofobia. Denomina-se homofobia a todo e qualquer ato discriminatório contra indivíduos homossexuais, bissexuais e transexuais, que resultam, assiduamente, em homicídios.

Jean Wyllys, ex-docente da Unijorge antes de celebrizar-se ao ganhar a quinta edição do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, em 2005, retornará à academia pela primeira vez após ter assumido seu mandato legislativo, em fevereiro último. No evento, Jean demonstrará as ações que vem executando no Congresso Nacional para, entre outras medidas, aprovar o Projeto de Lei Complementar 122 de 2006 (PLC 122/2006), que reivindica a criminalização da homofobia. A proposta, de autoria da ex-deputada federal Iara Bernardi (PT-SP), tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado, sob a relatoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Natural de Alagoinhas, no Recôncavo Baiano, Jean Wyllys de Matos Santos, 37 anos, foi eleito para a Câmara dos Deputados em outubro de 2010, com 13.018 sufrágios computados no estado do Rio de Janeiro. Conforme Patrícia Moraes, que o designou para conduzir a palestra inaugural do projeto interdisciplinar, o ex-BBB é um grande expoente na defesa dos direitos da população LGBTT na esfera política brasileira.

Sobre o projeto

Segundo o relatório anual do Grupo Gay da Bahia (GGB) referente à violência contra os homossexuais, 260 membros dessa categoria social minoritária foram assassinados no Brasil em 2010, ostentando ao país o título de campeão mundial da homofobia devido à irresponsabilidade do governo federal em assegurar a defesa da comunidade LGBTT. O dossiê aponta que a cada dia e meio, em média, um homossexual brasileiro é massacrado em consequência do crime.

A Bahia, pelo segundo ano consecutivo, permanece, para a infelicidade de quem já saiu do armário, na dianteira do ranking homofóbico nacional, com 29 homicídios, conforme estimativa divulgada no relatório anual do GGB, que também documentou, apenas no primeiro trimestre de 2011, aproximadamente 65 homicídios, um absurdo para a população LGBTT, duramente discriminada.

Baseado nessa brutal e lastimável ocorrência, os cursos de Comunicação Social da Unijorge estão organizando o projeto Homofobia, que consiste numa abordagem multidisciplinar concernente ao tema. Através dela, os estudantes elaborarão produtos midiáticos – reportagens, vídeos, áudios e campanhas publicitárias –, com direcionamento denunciador e combativo das atitudes homofóbicas na contemporaneidade, a serem apresentados no final do período letivo, durante a 10ª Mostra de Projetos, em dezembro.

Comentários