Kid Abelha volta a se apresentar em Salvador

Grupo de pop-rock liderado por Paula Toller já está na estrada com turnê inédita que chegará à capital baiana na próxima sexta-feira, na Concha Acústica do TCA

George Israel, Paula Toller e Bruno Fortunato (acima), após um longo hiato, repõem suas energias com o show Glitter de Principiante, que resgata alguns de seus sucessos
(Foto: Christian Gaul/Divulgação)

Quase cinco anos após merecido repouso para dois de seus três componentes se dedicarem à carreira-solo, o grupo Kid Abelha está percorrendo os palcos do Brasil, recarregando suas energias para delírio e saudade dos eternos fãs e apreciadores. A banda carioca de pop-rock retorna a Salvador depois de seis anos. Prestes a completar 30 primaveras de uma sólida trajetória no patamar elevado da música brasileira, o Kid se apresentará na próxima sexta-feira (9), às 19 h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, trazendo na bagagem a turnê Glitter de Principiante.

O conjunto, cujo núcleo é formado por Paula Toller (voz), George Israel (saxofone, violão e vocais) e Bruno Fortunato (guitarra e violão), retomou, com pompa e circunstância, sua agenda musical em abril. Além de Salvador, a excursão do Kid pelo Nordeste inclui ainda shows no Chevrolet Hall, no Recife, na próxima terça-feira (6), véspera do feriado da Independência; em Paulo Afonso, no norte da Bahia, no próximo sábado (10); e no Maceió Music Festival, na capital alagoana, no dia 17.

A derradeira apresentação do grupo antes do reencontro aconteceu no réveillon 2006/2007, na cidade litorânea de São Vicente, em São Paulo, durante o encerramento da turnê do seu último álbum, Pega vida (2005). Paula, George e Bruno tocaram na capital baiana pela última vez em setembro de 2005, no festival Skol Tropical Beats, no Estádio de Pituaçu, à época com capacidade menor. O retorno dos “abelhas” aos palcos soteropolitanos promete dar à plateia um ar de nostalgia.

Experiências solo

Em 2007, Paula e George resolveram se aventurar em suas vitoriosas carreiras individuais. Ao passo que a vocalista loura – uma espécie de Madonna tupiniquim – lançou os biscoitos finos Só Nós (2007) e Nosso (2008), gravado ao vivo no teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, o saxofonista, multi-instrumentista e parceiro constante de composições de Paula gravou, após seu primeiro registro-solo, o despretensioso Quatro letras (2004), os álbuns posteriores, Distorções do meu jardim (2007) e 13 parcerias com Cazuza (2010), com canções do poeta-mor do BRock, falecido em 1990, musicadas por George.

“Precisávamos dar esse tempo para viver outras experiências. E só queríamos voltar se o show fosse pura celebração”, salienta Paula, 49 anos, ao portal R7, da Rede Record. A líder do Kid Abelha havia apostado em seu primeiro trabalho solo, de 1998, batizado com seu nome. Também em depoimento ao R7, George Israel, 51, explica a concretização do retorno da banda. “A saudade das pessoas de ver o nosso show foi nos contaminando aos poucos. Nunca tínhamos passado tanto tempo sem tocar juntos. Voltamos com uma visão mais generosa do nosso repertório e vamos apresentar isso ao público”, diz.

Resgate

Tendo sua estreia em 14 de abril, no Teatro Guaíra, em Curitiba, a turnê Glitter de Principiante reaviva 11 antigos sucessos do Kid que foram propositalmente eliminados do CD e DVD Acústico MTV Kid Abelha (2002), como Seu espião (Leoni, Paula Toller e Herbert Vianna, 1984), Alice (Não me escreva aquela carta de amor) (Leoni, Paula Toller e Bruno Fortunato, 1984), Garotos (Leoni e Paula Toller, 1985), Dizer não é dizer sim (George Israel e Paula Toller, 1989) e Todo meu ouro (Bruno Fortunato, George Israel, Paula Toller e Lui Farias, 1989). Apenas duas músicas inéditas estão no repertório da excursão: a faixa-título e Veio do tempo, ambas compostas por George e Paula.

O Kid Abelha, que irá comemorar 30 anos de estrada em 2012, é harmonizado atualmente pelos jovens músicos Fernando Aranha (guitarra e vocais), Marcelo Granja (baixo), George Fonseca (teclados e vocais) e Adal Fonseca (bateria). São eles os acompanhantes de palco do fértil trio no decorrer do show Glitter de Principiante, inclusive no espetáculo que ele trará para Salvador. No ano que vem, a turnê originará um DVD registrado ao vivo.

A iniciativa de trazer a apresentação para a cidade é da Íris Produções. Iniciadas em 25 de agosto, as vendas dos ingressos estão sendo efetuadas na bilheteria do TCA e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) dos shoppings Barra e Iguatemi. Os ingressos custam somente R$ 60 (inteira), portanto não há meia-entrada.

Serviço

Evento: Show Glitter de Principiante

Atração: Kid Abelha

Data e horário: 09/09 (sexta-feira), a partir das 19 h

Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande

Valor do ingresso: R$ 60 (inteira)

Pontos de venda: Bilheteria do TCA e postos do Sac nos shoppings Barra e Iguatemi

Comentários