Coletânea sobre Godard é exposta no Lançamento Coletivo Edufba

Um bloco de 15 livros inéditos será exposto no chamado Lançamento Coletivo, o terceiro deste ano, promovido pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), na próxima terça-feira (20), na Antessala do Reitor, na Reitoria da Ufba, no Canela. A iniciativa proporciona um intercâmbio de experimentações que ultrapassam as fronteiras da academia, congregando vertentes diferenciadas do conhecimento e oferecendo um ambiente propício para novas parcerias.

No bojo desse repertório de publicações a ser comercializado, encontra-se Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do cinema, organizado pelo professor adjunto e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom) José Francisco Serafim. O livro é uma antologia de análises individuais de pesquisadores e estudiosos acerca do filme História(s) do cinema (1988), do notável francês Jean-Luc Godard, considerado um divisor de águas na sua trajetória filmográfica.

Ao ler e examinar os textos compilados na obra, os leitores e apreciadores da sétima arte permitem aprofundar e entender nitidamente os elementos presentes no objeto de estudo. Contribuíram na elaboração dos escritos da coletânea o crítico de cinema francês e professor da Universidade de Versailles, na França, Antoine de Baecque; e o professor adjunto da Ufba e doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciência da Comunicação, Mahomed Bamba, além do organizador.

Doutor em Cinema Documentário e Etnográfico pela Universidade de Paris X - Nanterre, Serafim afirma que História(s) do cinema, com duração de aproximadamente 270 minutos, explicita um panorama cinematográfico peculiar, em especial ficcional, hibridizando gêneros, formatos, suportes e uma trilha sonora que mistura diversos sons extraídos de outros filmes, músicas, ruídos e as mais complexas tonalidades vocais, a começar pela do próprio cineasta.

Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do cinema, volume com 226 páginas, será lançado no mercado no valor especial de R$ 25.

A realização de lançamentos coletivos pela Edufba é um fator de suma relevância, pois, conforme a diretoria da editora, alcança repercussão e visibilidade significativas, a ponto de exibir conteúdos diversificados aos interessados.

Com mais de 50 anos no mercado editorial, a Edufba, ciente do seu papel de entidade difusora do conhecimento científico e cultural produzido pelos pesquisadores, sobretudo da própria Ufba, já dispõe mais de 700 publicações acumuladas em seu portifólio.

Serviço

Evento: Lançamento Coletivo Edufba

Data e horário: 20/09 (terça-feira), às 17:30

Local: Antessala do Reitor, Palácio da Reitoria da Ufba - Rua Dr. Augusto Viana, s/n, Canela

Entrada gratuita

Comentários