Veado retorna ao zoológico

O animal silvestre fugiu do parque na manhã de hoje e foi resgatado por moradores de Ondina, devolvendo-o ao local original

Com informações do A Tarde Online e do G1 Bahia

Na manhã desta quinta-feira (18), uma cena inusitada despertou a curiosidade dos moradores de Ondina. Um veado, que escapou do Jardim Zoológico de Salvador, em direção às imediações da Avenida Adhemar de Barros, foi capturado por populares e devolvido espontaneamente ao seu habitat original, a Mata Atlântica. Todavia, o mamífero silvestre, a despeito de viver dentro do perímetro do zoo, não integra oficialmente a sua fauna.

"Há animais, como grupos de veados e macacos, que vivem nas áreas compreendidas entre o local das jaulas e os muros que delimitam o espaço do parque", salientou o coordenador do zoológico, Gerson Norberto, à reportagem do portal G1 Bahia. Para ele, o animal, uma fêmea jovem com cerca de 1 metro de altura, conseguiu fugir do seu recinto porque um dos muros do parque caiu na madrugada de hoje.

O animal foi encontrado embaixo da marquise de um edifício residencial na Rua Senta a Pua, transversal da Avenida Adhemar de Barros, localizada atrás do Instituto Social da Bahia (Isba), um dos colégios mais tradicionais da cidade. Conforme Norberto, o muro que circunda a mata desabou provavelmente em razão das chuvas, possibilitando a fuga do veado.

Quase recapturado

Agentes de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) foram ao local da fuga e, auxiliados por uma equipe do Corpo de Bombeiros, recapturaram o animal numa operação efetuada sem sucesso, já que ele retornou automaticamente ao recinto, passando por avaliação veterinária prévia.

A assessoria do zoológico ainda declarou que ele foi salvo sem o uso de sedativos, pois mantém regularmente um comportamento dócil, sem causar ameaças às pessoas. "O veado não está ferido e não tem nenhuma lesão. Estava apenas assustado devido ao número de pessoas que tentava capturá-lo", disse a veterinária do parque, Marta Calazans, às repórteres Clarissa Pacheco e Renata Moreira, do jornal A Tarde.

Gerson Norberto explica que os trabalhos de recuperação da porção obstruída do muro do parque serão concluídos até a próxima semana.

Comentários